Quase cinco anos posteriormente da primeira tempo da Conta Faroeste, que luta a venda de sentenças judiciais no Brasil, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) permanece por baixo de perquirição do Elevado Tribunal de Justiça (STJ), do Parecer Vernáculo de Justiça (CNJ) e da Polícia Federalista (PF).
Recentemente, duas desembargadoras do TJBA se tornaram rente. Uma delas pela segunda turno, e juízes do austral baiano foram afastados por suspeitas de irregularidades fundiárias. Único magistrado do poente da Bahia relatou tolerar ameaças por pressupor casos de grilagem.
Novidade perquirição no Tribunal de Justiça da Bahia
No fenda de julho, a corregedoria do CNJ começou uma novidade perquirição a cerca de o tribunal baiano, ao invitar testemunhas e iniciar a explorar equipamentos eletrônicos.
O corregedor do CNJ, ministro Luis Felipe Salomão, determinou uma apuração profunda em motivo de “gravíssimos achados”.
+ Leia mais notícias de Política em Ocidente
Entre os problemas identificados por CNJ, PF e STJ, estão atrasos em audiências na pau de Salvador fiador por casos de ablução de verba e organismo criminosa, acolá de ineficiências e servidores temerosos de represálias.
Suspeitas de costume de estruturas institucionais para intimidação
Interlocutores da Amputação baiana suspeitam que as investigações possam confessar o costume de estruturas institucionais para intimidação, inclusive com coleta clandestina de dados. O Gabinete de Estabilidade Institucional do TJBA, único dos focos da Conta Faroeste, é único dos principais alvos das investigações.
Leia igualmente: “Desembargadora acusada de prevaricação é aposentada com vencimento de quase R$ 40 milénio”
Autoridades defendem a pobreza de “tentar moralizar” a Justiça da Bahia e conceber único raso de administração para emendar os problemas.