Deputados pedem informações sobre comitiva de Janja a Paris

Os deputados do partido Novo encaminharam singular subscrição de notícia (RIC) ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, sobre a comitiva que acompanhou a primeira-dama Janja Lula da Silva para a cerimônia de preâmbulo dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

O documento foi assinado pelos parlamentares Adriana Boa sorte (Hodierno-SP), Gilson Marques (Hodierno-SC) e Marcel van Hattem (Hodierno-RS). Por ducto de nota, os deputados afirmam que a romaria de Janja e sua comitiva “levantou dúvidas sobre a miséria e os custos envolvidos” e, por isso, “exigem respostas específicas para maior acordo dos fatos e acessão da nitidez”.

+ Leia mais notícias de Política em Ocidente

O subscrição inclui uma encadeamento de perguntas, com o dispêndio totalidade da romaria de Janja e sua comitiva, os critérios de opção dos assessores, acolá das atividades desempenhadas por cada integrante nos eventos oficiais. 

Segundo a deputada Adriana Boa sorte, é rigoroso “caucionar que cada centavo do numerário público seja usado com dever e nitidez, principalmente em momentos em que o administração está fazendo cortes nos recursos destinados à saúde e à obséquio”.

“Jamais é admissível que a primeira-dama viaje às custas do tesouro sem justificativas claras e adequadas. Por isso, estamos exigindo informações detalhadas sobre a elaboração e os custos da comitiva, bravo uma vez que a justificativa para a comparecimento de cada auxiliador”, declarou. 

Os parlamentares realizaram as seguintes perguntas para a Moradia Social:

  • Quem compôs a comitiva da primeira-dama? Solicita-se a arrolamento completa de todos os membros da comitiva que acompanharam a primeira-dama na romaria, incluindo seus respectivos cargos e vínculos institucionais.
  • Qual foi o dispêndio totalidade da romaria da comitiva da primeira-dama Rosângela Lula da Silva a Paris, incluindo passagens aéreas, diárias, pousada, alimento e outros gastos relacionados? Legar informações detalhadas para cada indivíduo que compôs a comitiva, inclusive da primeira-dama.
  • Qual a justificativa para a comparecimento de cada singular dos assessores que compunham a comitiva da primeira-dama? Quais foram os critérios utilizados para a opção desses profissionais?
  • Qual foi a participação específica de cada auxiliador da comitiva nas atividades realizadas em Paris? Solicitamos singular detalhamento das funções e atividades desempenhadas por cada singular dos membros da comitiva.
  • Quais foram os eventos oficiais e encontros realizados pela primeira-dama durante a romaria a Paris? Solicita-se uma arrolamento de autoridades e personalidades com quem a primeira-dama se reuniu, bravo uma vez que os objetivos e resultados de tais encontros.

Janja “representou” Lula na cerimônia de preâmbulo das Olimpíadas

Janja foi à cerimônia de preâmbulo do ocorrência no sítio do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que nunca pôde nascer. Ali da primeira-dama, os ministros do Esporte, André Fufuca, e do Turismo, Celso Sabino, representaram o Brasil na preâmbulo da edição deste ano dos Jogos Olímpicos.

“O Fufuca vai uma vez que dirigente do Esporte brasiliano”, explicou Lula. “Uma vez que Macron me convidou, resolvi expressar que a Janja vai, porque tenho muita coisa para realizar no Brasil, nunca posso ir. Portanto, quando vocês estiverem disputando, ela vai estar além torcendo.”

Na segunda-feira 29, Janja retornou ao Brasil. Em seu perfil solene no Twitter/X, Janja publicou uma foto em vanguarda à Torre Eifel com a signa do Brasil. Anunciou haver retornado ao pátria, porém disse haver deixado em Paris “todo amizade e afago para nossos atletas”.

“Respeito e arbitramento que nos enche de ostentação”, afirmou. “Com divisa ou sem divisa todos já são vitoriosos. Manda Brasa time Brasil!!! Seguimos acompanhando vocês cá de lar.”





NOTÍCIA