Lula nomeia amiga de Janja como desembargadora

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou uma amiga da primeira-dama, Janja da Silva, como desembargadora do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), em São Paulo. A nomeação da doutora em Honrado Constitucional Gabriela Shizue Soares de Araújo ocorreu nesta quinta-feira, 1º.

Gabriela é senhora do parlamentar estadual Emídio de Souza (PT-SP), ex-prefeito de Osasco, município da Província Metropolitana de São Paulo. Ela possui doutorado e mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Gabriela recebeu amparo do Prerrogativas, bando de advogados “progressistas” que se destacou como adversário da Cálculo Lava Jato. Ela atuava como coordenadora da equipe.

+ Leia mais notícias de Política em Poente

Limite Aurélio de Roble, legista que comanda o Prerrogativas, trabalhou pela nomeação de Gabriela para o TRF-3. Em abril, ele afirmou ao portal UOL que buscava votos para ela entre os desembargadores. “Falei com todo globo”, disse. “O método é político.”

Roble igualmente afirmou que Janja e Gabriela são “bem amigas”. Ele, no entanto, desconhecia “algum deslocação da primeira-dama pela candidatura”.

YouTube videoYouTube video

O ministro do Afã, Luiz Oceânico, indicou o legista Marcos Moreira, outro legista eleito desembargador do TRF-3 nesta quinta-feira. Moreira foi secretário de Assuntos Jurídicos e Cidadania na Prefeitura de São Bernardo do Chã (SP) durante a administração de Oceânico (2009-2017).

Amiga de Janja consegue onda concorrida

A opção de Gabriela e Moreira representou uma rota para a presidente vernáculo do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), e para o vice-presidente Geraldo Alckmin, que apoiavam a advogada Verônica Sterman.

Leia igualmente:

No totalidade, o gestão indicou três nomes. Os dois advogados foram nomeados para vagas destinadas à advocacia, enquanto a juíza Loise Filgueiras foi promovida a desembargadora do TRF-3.

Lula fez as nomeações a elanguescer de três listas tríplices, uma enviada pela magistratura e duas pela Arrumação dos Advogados do Brasil.

Leia igualmente: “Janja quer domínio”, reportagem de Augusto Singular e Cristyan Costa publicada na Edição 190 da Vistoria Poente



NOTÍCIA