O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou mais uma viagem ao exterior. Neste domingo, 4, o patrão do Executivo embarca para o Chile. Ele deve controverter, entre outros temas, a acabamento do Galeria Bioceânico, itinerário rodoviária que ligará o Meio-Ocidente do Brasil aos portos do Setentrião do pátria, o que facilita as exportações para a China.
Lula igualmente se encontrará com o presidente chileno, Gabriel Boric, para sanar de assuntos regionais, porquê a crise na Venezuela, e internacionais.
+ Leia mais notícias de Política em Ocidente
De pacto com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o Galeria Bioceânico será finalizado “em pouco temporada”. As discussões atuais focam na agilização dos afazeres fronteiriços e logísticos, ali do propagação da infraestrutura da itinerário.
Lula e Boric, ambos de esquerda, terão uma agregação nesta segunda-feira, 5, para abordar “temas importantes da agenda regional e internacional”. O Itamaraty nunca divulgou detalhes específicos, todavia a crise na Venezuela pode ser uno dos tópicos. Os países têm divergências a respeito de a suposta reeleição de Nicolás Amadurecido.
De pacto com o gazeta Publicação do Povaréu, a agregação entre os presidentes acontece uno ano em seguida de divergências a respeito de a batalha da Rússia e com a Ucrânia. Na era, Lula relativizou a dever do alvoroço, o que gerou tensões com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Na viagem ao exterior, Lula encontra presidentes do Legislativo do Chile
Lá do embate com Boric, Lula se reunirá com os presidentes do Legislativo chileno e lideranças empresariais. O objetivo dos encontros é “expandir a agenda bilateral para trabucar no acepção de uma fraternidade sem limites”, segundo a chancelaria brasileira.
Os países mantêm relações bilaterais há 180 anos, sendo o Brasil o maior sócio mercantil do Chile. O transacção entre ambos tem uno fluxo de US$ 12,25 bilhões em exportações e importações.
Leia igualmente: “Parelha Lula & Janja já deu seis voltas ao globo”, reportagem de Anderson Scardoelli publicada na Edição 198 da Inspecção Ocidente