Nesta quinta-feira (8/8), a Rede Bandeirantes realiza o primeiro debate das eleições de 2024 para a prefeitura do Rio de Janeiro. O evento contará com a participação dos candidatos Alexandre Ramagem (PL), Eduardo Paes (PSD), Marcelo Queiroz (PP), Rodrigo Amorim (União Brasil) e Tarcísio Motta (PSOL). A sabatina, com duração prevista de 1h30, terá início às 22h15 e será mediada pelo apresentador do programa “Brasil Urgente Rio”, JP Vergueiro. A escolha dos candidatos se baseou no critério de que os partidos, coligações ou federações tenham ao menos cinco parlamentares no Congresso Nacional, conforme exigência da legislação eleitoral.
Transmissão ao Vivo
O debate será transmitido ao vivo pelo canal de TV aberta Band Rio e pela rádio BandNews FM RJ. Na internet, a transmissão poderá ser acompanhada pelo canal da Band Rio no YouTube.
Formato do Debate
Dividido em três blocos, o debate permitirá aos candidatos discutir e apresentar suas propostas. Caso ocorra um segundo turno, um novo debate será realizado no dia 14 de outubro, com possibilidade de antecipação para o dia 11, conforme a necessidade.
- Primeiro Bloco: Cada candidato terá um minuto e meio para responder a uma pergunta programática definida pela produção da Band. A ordem das respostas seguirá o posicionamento no estúdio, decidido por sorteio realizado no dia do debate.
- Primeira Rodada de Confronto Direto: Em ordem de sorteio, todos os candidatos fazem perguntas entre si. Cada um tem um minuto para a pergunta e a réplica, e quatro minutos para a resposta e a tréplica.
- Segundo Bloco: Jornalistas da Bandeirantes fazem perguntas aos candidatos, que respondem e comentam. Todos respondem e comentam, com dois minutos para a resposta, um minuto para o comentário e um minuto para a réplica.
- Terceiro Bloco: Retomada do confronto direto, seguindo as mesmas regras e ordem de sorteio do primeiro bloco. Ao final, cada candidato terá dois minutos para abordar temas prioritários e fazer suas considerações finais, conforme dados da Sala Digital.
Direito de Resposta
A emissora garantirá direito de resposta em casos de ofensa moral ou pessoal. O candidato poderá solicitar o direito ao mediador, e o pedido será avaliado por um comitê formado por dois jornalistas e um advogado. Se aceito, o candidato terá 45 segundos para a resposta no mesmo bloco.
Polêmica Sobre a Experiência do Vice de Eduardo Paes
O tema da experiência do vice de Eduardo Paes, Eduardo Cavaliere, de 29 anos e com três anos de vida pública, será explorado por Alexandre Ramagem. A equipe de Ramagem acredita que este tema pode se tornar uma preocupação para os eleitores.
Cavaliere, entretanto, tem mais experiência administrativa que Ramagem. Foi secretário de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio e a partir de 2023 secretário da Casa Civil, onde ganhou o apelido de Primeiro Ministro do Rio.
Carol Sponza Fora do Debate
A candidata do Novo, Carol Sponza, ficará de fora do debate após ter seu pedido de liminar rejeitado pela Justiça Eleitoral. Sponza argumentou que a exclusão foi injusta, considerando que seu partido atingiu o número mínimo de cinco parlamentares no Congresso após a filiação de Ricardo Sales. A Band alegou que o limite de aferição do tamanho da bancada é 20 de julho de 2024, como estabelece o art. 44 da resolução 23610/2019 do TSE.
“É uma regra boba que a Band poderia ter passado por cima e me convidado”, avaliou Sponza.