AGU cobra R$ 56 mi de condenados

A Advocacia-Geral da União (AGU) ajuizou, nesta quarta-feira, 7, ações contra cinco condenados pelos atos do 8 de janeiro. O órgão busca o ressarcimento de R$ 56 milhões, que incluem danos morais e materiais, a serem pagos pelos responsáveis. 

Os réus dessa ação são: 

  • Eric Prates Kobayashi; 
  • Andre Luiz Barreto Rocha; 
  • Gisele do Rocio Bejes; 
  • Jaqueline Freitas Gimenez; e 
  • Osmar Hilebrand.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou que vai propor mais lotes de ações indenizatórias contra outros condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

AGU e Ministério da Cultura lançam projeto de renegociação d jorge messiasAGU e Ministério da Cultura lançam projeto de renegociação d jorge messias
Advogado-geral da União, Jorge Messias | Foto: José Cruz/Agência Brasil

“Seguiremos firmes em nossa missão de reparar os danos causados pelos agressores da democracia e garantir a integridade das instituições democráticas”, afirmou Messias, durante a 2ª Semana da Democracia, realizada no Tribunal Superior Eleitoral. 

AGU solicita transferência de bens dos réus pelos atos do 8 de janeiro

Esses processos foram protocolados na 8ª Vara Federal do Distrito Federal e visam a execução de decisões penais condenatórias do STF. Além disso, a AGU solicita a transferência de sete veículos, quatro motocicletas e dois imóveis dos réus para a União.

YouTube videoYouTube video

De acordo com a nota da AGU, as petições baseiam-se em documentos oficiais para calcular os danos materiais. Até o momento, o STF condenou 226 pessoas que estavam nos atos do 8 de janeiro.

Leia também:



NOTÍCIA