Políticos dos EUA criticam decisão de Alexandre de Moraes

Políticos do Partido Republicano nos Estados Unidos têm manifestado suas opiniões sobre o bloqueio do Twitter/X no Brasil. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tomou a decisão na última sexta-feira, 30. A suspensão da plataforma começou a vigorar na madrugada do sábado 31.

Donald Trump Junior, filho do ex-presidente Donald Trump e um de seus principais conselheiros políticos, comentou a decisão de Moraes. O republicano reagiu a uma publicação que mostrava o risco de fuga de capitais financeiros no Brasil por causa do bloqueio do Twitter/X. O post também citava o congelamento de contas da Starlink.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

“Então estamos claros”, escreveu Trump Jr, em sua conta no Twitter/X. “Este é o caminho para o qual os democratas querem levar os Estados Unidos. Uma vez que se foi, não há como voltar.”

Senador compara ações de Alexandre de Moraes às do Império Romano

YouTube videoYouTube video

O senador por Utah Mike Lee tem sido um dos políticos norte-americanos mais ativos nas redes sociais sobre este tema. Ele comparou a situação ao auge do Império Romano.

“No auge do Império Romano, ninguém ousava mexer com um cidadão romano, em qualquer lugar do mundo, porque Roma cuidava dos seus, trazendo justiça a qualquer um que tivesse sido injustiçado no exterior”, escreveu Lee. “O Brasil mexeu muito com uma empresa dos EUA — por motivos realmente mesquinhos. Não podemos ignorar isso.”

Leia também: “Organização jurídica internacional vai à Corte Interamericana contra ‘censura no Brasil’”

Em outra publicação, Lee incentivou seus seguidores a se engajarem na situação. “Por favor, compartilhe se você concorda que o Brasil deve enfrentar consequências por apreender ativos norte-americanos e fechar o Twitter/X — tudo para suprimir a liberdade de expressão.”

Senador Ted Cruz criticou Lula pelo apoio à suspensão do Twitter/X no Brasil

O senador republicano Ted Cruz criticou o apoio do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva à suspensão do Twitter/X no Brasil.

Pelo Twitter/X, ele afirmou que Lula busca “banir a liberdade de expressão” no Brasil com o bloqueio da rede social. O norte-americano, que apoiou a eleição do ex-presidente dos EUA Donald Trump, também criticou o presidente americano Joe Biden, alegando que ele celebrou a eleição de Lula em 2022 e mostrou “desprezo” pela liberdade de expressão.

“O Brasil está banindo o Twitter/X por uma razão: para suprimir a liberdade de expressão”, afirmou Ted Cruz. “Sem surpresas, Lula apoia essa decisão porque ele busca banir a liberdade de expressão. Biden cortejou Lula, celebrou sua eleição e o chamou de amigo pessoal. Isso também não é surpresa. A administração Biden-Harris mostrou nada além de desprezo com a liberdade de expressão aqui nos Estados Unidos.”

Leia também:



NOTÍCIA