Tabata Amaral participa de sabatina de Oeste nesta quinta-feira

A deputada federal Tabata Amaral (PSB) é a terceira convidada da série de sabatinas de Oeste com os candidatos à Prefeitura de São Paulo.

A entrevista vai ocorrer nesta quinta-feira, 12, a partir das 10h30, com transmissão ao vivo no canal de Oeste no YouTube.

A sabatina será ancorada pelo apresentador Vitor Brown, com participação dos jornalistas Adalberto Piotto, Branca Nunes, Edilson Salgueiro e Carlo Cauti.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Quem é Tabata Amaral

Tabata Claudia Amaral de Pontes é uma cientista política nascida em 14 de novembro de 1993 em São Paulo. Em 2018, conquistou seu primeiro cargo eletivo como deputada federal por São Paulo, obtendo a sexta maior votação do Estado.

Filha de uma diarista e um cobrador de ônibus, foi criada na Vila Missionária, zona sul da capital paulista.

Tabata se destacou nos estudos. Aos 11 anos, participou da sua primeira Olimpíada Brasileira de Matemática para Escolas Públicas.

Tabata Amaral (PSB) foi obrigada a apagar publicações em que acusa Ricardo Nunes (MDB) de roubo | Foto: Werther Santana/Estadão ConteúdoTabata Amaral (PSB) foi obrigada a apagar publicações em que acusa Ricardo Nunes (MDB) de roubo | Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo
Tabata Amaral (PSB) foi obrigada a apagar publicações em que acusa Ricardo Nunes (MDB) de roubo | Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo

O bom desempenho dela nas competições e na escola lhe garantiu uma bolsa de estudos no Colégio Etapa. Durante o ensino médio, ela ganhou diversas medalhas em competições nacionais e internacionais de matemática e ciências.

Tabata iniciou o curso de física na Universidade de São Paulo (USP), mas foi aprovada em seis universidades nos Estados Unidos, todas com bolsas integrais.

Em 2012, ela escolheu Harvard, inicialmente para Astrofísica, mas trocou para Ciências Políticas no segundo ano, por acreditar que essa área estava mais alinhada com sua trajetória e objetivos de vida. Durante a faculdade, ela cofundou o Mapa da Educação, uma rede de jovens voltada para a educação.

Leia também: “Tabata Amaral corrige declaração e patrimônio sobe para R$ 807 mil”

Em 2017, voltou ao Brasil com o objetivo de atuar na área política. Ela foi eleita deputada federal de São Paulo no ano seguinte pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Em seu primeiro ano como parlamentar, ela ganhou destaque pelas críticas à gestão do então ministro da Educação, Ricardo Vélez.

Com o tempo, porém, a relação de Tabata com o PDT se desgastou. A maior discordância foi o voto da parlamentar a favor da Reforma da Previdência, que contrariou o partido. Em outubro de 2019, ela pediu desfiliação do partido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com outros sete deputados que também votaram a favor da proposta.

Em março de 2021, o TSE autorizou sua saída do PDT sem perda de mandato. Em setembro de 2021, Tabata filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), pelo qual foi reeleita ao Legislativo Federal em 2022.

Leia também: “Escola pública critica Tabata Amaral: ‘Inconsequente, expôs alunos’”

Entre os projetos de lei aprovados, estão a criação de uma bolsa para evitar a evasão escolar e a definição e criminalização da corrupção sexual. Ela também defende o combate à pobreza menstrual e é autora de projeto para distribuição gratuita de absorventes para a população de baixa renda.

Sabatinas de Oeste

A Revista Oeste promove, entre os dias 10 e 13 de setembro, uma série de sabatinas com os candidatos à Prefeitura de São Paulo.

As entrevistas vão ocorrer sempre às 10h30, com transmissão ao vivo no canal de Oeste no YouTube.

Confira os próximos entrevistados:

  • 13 de setembro – Ricardo Nunes (MDB)

Os candidatos José Luiz Datena (PSDB) e Guilherme Boulos (Psol) foram convidados, mas não aceitaram participar das entrevistas. Oeste reitera publicamente os convites aos políticos em nome do debate de ideias.

YouTube videoYouTube video



NOTÍCIA