‘O apoio da população é imprescindível’

O senador Jorge Seif (PL-SC) afirmou que o apoio da população é imprescindível para o avanço do processo de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar deu a declaração na edição desta quinta-feira, 12, do Jornal da Oeste.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

“Se o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) conversar com os líderes dos partidos, e o pedido de impeachment não for deliberado, será imprescindível que a população ajude”, afirmou Seif. “As pessoas devem ligar para os parlamentares e pressioná-los.”

Jorge Seif disse estar otimista com a abertura do processo de impeachment contra Alexandre de Moraes | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência BrasilJorge Seif disse estar otimista com a abertura do processo de impeachment contra Alexandre de Moraes | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Jorge Seif disse estar otimista com a abertura do processo de impeachment contra Alexandre de Moraes | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Até o momento, ao menos 36 senadores apoiam o pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes. Contudo, sem mencionar nomes, Seif afirmou que conhece mais sete parlamentares que disseram que vão assinar o pedido de urgência. Com isso, o número chega aos 43 — suficiente para abrir o processo. 

A declaração de Jorge Seif sobre Rodrigo Pacheco

Seif também disse que “Pacheco está trazendo um prejuízo para sua imagem” ao fazer “vista grossa” ao processo. Além disso, “descredibiliza o Congresso Nacional”. O senador se referiu ao número de provas contra o ministro, além dos 1,5 milhão de brasileiros que assinaram o pedido.

YouTube videoYouTube video

Na última segunda-feira, 9, Pacheco disse que vai analisar o caso “com toda a prudência, em respeito aos colegas que protocolaram o pedido”. 

O presidente do Senado deu a declaração depois que deputados e senadores de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregaram o documento com as assinaturas.

Na ocasião, Pacheco não deu nenhum indicativo de que daria prosseguimento ao pedido, conforme apurou Oeste. Ele se comprometeu apenas em receber a solicitação.  

Apesar disso, o político catarinense disse estar otimista com a abertura do processo. O principal motivo do otimismo, segundo ele, é porque “nunca tivemos 133 deputados federais que apoiam a medida” e “43 senadores que estão aderindo”.

Leia também:



NOTÍCIA