O apartamento do economista Aloizio Mercadante, de 70 anos, atual presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi alvo de uma invasão em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. De acordo com o jornal O Globo, o incidente teria ocorrido entre a noite de sexta-feira e o último sábado (14/09). Nada foi levado da residência, e a Polícia Federal investiga o caso.
Mercadante estava em São Paulo cumprindo compromissos profissionais quando a invasão aconteceu. Ao retornar ao imóvel, o economista chegou acompanhado por agentes da Polícia Federal, responsáveis pela investigação.
Segundo informações, os suspeitos também arrombaram o apartamento vizinho. Um dos porteiros do prédio percebeu as portas dos dois imóveis abertas durante a coleta de lixo e imediatamente acionou a polícia.
A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que o caso não foi registrado em nenhuma delegacia da região. Ainda não se sabe quantas pessoas participaram da ação.
A assessoria de Mercadante confirmou que a Polícia Federal foi acionada e que o presidente do BNDES não fará comentários sobre o caso e aguarda a investigação.
Quem é Aloizio Mercadante?
Aloizio Mercadante Oliva é economista com ampla trajetória acadêmica e política, formado em Economia pela USP em 1976, conquistou o título de mestre pela Unicamp em 1989 e completou o doutorado em Teoria Econômica pela mesma universidade em 2010. Também atuou como professor na Unicamp e na PUC-SP.
Um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) em 1980, Mercadante ocupou cargos importantes no partido, como vice-presidente e diretor de relações internacionais na Comissão Executiva Nacional do Partido. Além disso, foi senador e ministro em várias pastas, como Educação, Ciência e Tecnologia e Casa Civil, durante o governo Dilma Rousseff.
Desde fevereiro de 2023, está à frente do BNDES, tendo sido empossado pelo atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.