Governo não entra em consenso sobre a volta do horário de verão

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), do Ministério de Minas e Energia, recomendou, nesta quinta-feira, 19, a volta do horário de verão no Brasil.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O ministério, no entanto, ainda não decidiu sobre o tema e vai discutir a proposta com outros setores. Eles querem avaliar a implantação, que pode ocorrer em até 60 dias.

horário de verão ministério voltahorário de verão ministério volta
A retomada foi sugerida no plano de contingência apresentado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Isso ocorreu durante a reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) | Foto: Reprodução/Calendarr Brasil

No entanto, o ministro Alexandre Silveira, que está à frente da pasta, disse que ainda não está convencido da necessidade do horário de verão, apesar da recomendação do comitê.

Lula vai tomar a decisão sobre a volta do horário de verão

A medida visa a deslocar o pico de consumo para horários com mais geração solar. Isso, de acordo com o governo, diminui a necessidade da utilização de usinas termelétricas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve tomar a decisão final sobre a possível volta do horário de verão nesta semana.

A retomada foi sugerida no plano de contingência apresentado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Isso ocorreu durante a reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

“Foi recomendado pelo ONS e aprovado pelo CMSE um indicativo de que é prudente, que é viável e que seria um instrumento apontado como importante a volta [do horário de verão]”, anunciou o ministro Alexandre Silveira, em entrevista coletiva, nesta quinta-feira.

Leia também:



NOTÍCIA