O governador Cláudio Castro (PL) postou em suas redes sociais um vídeo em que mostra as novas viaturas descaracterizadas recém-adquiridas para a Polícia Militar.
No post, Castro aparece no banco do carona de uma dos carros, que não possui as cores branca e azul e os tradicionais símbolos da PM. Os automóveis são utilizados em missões secretas, justamente para não levantar suspeitas e surpreender criminosos nas operações.
No RJ, esse setor da PM é chamado de “serviço reservado” ou “P2”. Usualmente atuam em campanhas e infiltrações.
“Oi, gente! Você sabe que carro é esse aqui? Essa aqui é uma das 38 novas viaturas do governo do estado da nossa Polícia Militar. Nem parece viatura, né? A ideia é exatamente essa: são 38 carros sem caracterização alguma, a ser utilizado no trabalho de inteligência e investigação”, descreveu Castro.
Nos comentários da publicação, internautas criticaram o vídeo, chamando atenção para o fato de que os criminosos iriam saber os modelos dos veículos, e de que os motoristas donos do mesmo carro poderiam correr o risco de serem confundidos pelos bandidos com os policiais.
Veja alguns dos comentários
“As viaturas caracterizadas agora foram identificadas pelo modelo e cor, parabéns pela estratégia governador, acabou de caracterizar o que tava descaracterizado”.
“Agora quem tem carro parecido está lascado, quem propôs esse projeto de segurança e um amador”
“Muito inteligente divulgar o carro, agora quem tem esse carro pode ser confundido”.
“Indicar as características do carro não atrapalha?“
“Que furada hein, se é uma viatura descaracterizada não era pra ficar divulgando“.
“Parabéns! Agora os bandidos sabem quais são os modelos das viaturas descaracterizadas“.
“Gente não tinha ninguém pra avisar da merda que isso pode dar? Imagina o tanto de cidadão comum exposto ao risco, desnecessariamente porque o governador precisava fazer lobby”.
Veja o vídeo
Em nota, a PM afirmou que o vídeo não compromete a estratégia da corporação no combate ao crime. Veja a íntegra da nota abaixo:
“Cabe esclarecer que no governo Cláudio Castro já foram investidos mais de R$ 4 bilhões em segurança pública, que é prioridade dessa gestão.
As viaturas recém-adquiridas para o setor de Inteligência são apenas uma parte da frota, que é composta por veículos de diferentes marcas, modelos e cores, inclusive às que servem à Subsecretaria de Inteligência da PMERJ.
Neste governo já foram adquiridas quase mil viaturas semiblindadas para as forças de segurança do estado.
Além disso, demos um salto tecnológico adquirindo equipamentos modernos, como é o caso das 13 mil câmeras portáteis usadas por nossos policiais militares e as câmeras de reconhecimento facial, que identificaram e levaram à prisão mãos de 350 foragidos da Justiça que estavam circulando pelas ruas do Rio.
Dar publicidade aos investimentos realizados é obrigação de uma gestão séria e comprometida com a transparência.
E nada do que foi anunciado coloca em risco a estratégia de atuação da polícia.”