Candidata do PL lidera disputa pela Prefeitura de Aracaju

A dois dias do primeiro turno das eleições municipais, o Paraná Pesquisas apresenta dados animadores para o Partido Liberal (PL) em uma capital do Nordeste. Segundo o instituto, a candidata da legenda na disputa pela Prefeitura de Aracaju, Emília Corrêa, lidera a corrida.

Conforme o material, divulgado na manhã desta sexta-feira, 4, Emília tem 34,3% das intenções de voto no cenário estimulado. Trata-se da parte em que os pesquisadores citam os nomes dos candidatos aos entrevistados.

Além disso, a candidata do PL aparece à frente em duas simulações de segundo turno. Num hipotético embate direto com Luiz Roberto (PDT), a liberal venceria por 52,3% a 35,1%, com 8,7% de nenhum/branco/nulo e 3,9% de não sabem/não responderam. Contra Yandra (União Brasil), a vitória de Emília se daria por 51,9% a 29,4%; já os blocos de nenhum/branco/nulo e não sabe/não respondeu seriam de 14,1% e 4,6%, respectivamente.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O Paraná Pesquisas também projetou como seria, se a votação fosse hoje, um segundo turno entre Roberto e Yandra. O membro do PDT venceria a integrante do União Brasil, por 43% a 33,4%. Nesse cenário, 18,9% afirmaram que votariam em branco ou anulariam. A parcela dos que não souberam responder ou não quiserem participar do levantamento ficou em 4,7%.

Líder na pesquisa, Emília está em seu segundo mandato como vereadora da capital de Sergipe. Hoje no PL, ela, que é defensora pública aposentada, já passou por Democratas (partido que em 2022 se juntou ao PSL para formar o União Brasil) e pelo Patriota.

Intenções de voto para a Prefeitura de Aracaju

partidos urna - código-fonte TSE urnas eletrônicaspartidos urna - código-fonte TSE urnas eletrônicas
Conforme levantamento, candidata do PL venceria adversários em hipotéticos segundo turno | Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE/Agência Câmara

Confira, abaixo, os números das intenções de voto para a Prefeitura de Aracaju. Os números são do Paraná Pesquisas:

  1. Emília Corrêa (PL) — 34,3%;
  2. Luiz Roberto (PDT) — 21,4%;
  3. Yandra (União Brasil) — 14,9%;
  4. Candisse Carvalho (PT) — 7,6%;
  5. Delegada Danielle (MDB) — 7,3%;
  6. Niully Campos (Psol) — 3,1%;
  7. Zé Paulo (Novo) — 0,4%; e
  8. Felipe Vilanova de Góis Andrad (PCO) — 0,1%.

De acordo com o levantamento, 6,1% disseram que ainda não escolheram nenhum candidato, irão anular ou votar em branco. Além disso, 4,7% não souberam responder ou não quiseram participar da pesquisa.

Para mapear os dados sobre as intenções de voto para a Prefeitura de Aracaju, a equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 700 eleitores em potencial. De acordo com o instituto, o trabalho de campo ocorreu de 30 de setembro a 3 de outubro.

Leia mais:

Ainda conforme a empresa, a margem de erro do material é de 3,8 pontos porcentuais, para mais ou para menos. Dessa forma, o nível de confiança é de 95%.

O Paraná Pesquisas informa, por fim, que registrou o levantamento no Tribunal Superior Eleitoral. O código SE-07491/2024 é o protocolo de acompanhamento nesse sentido.

Leia também: “Partido representa?”, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 223 da Revista Oeste



NOTÍCIA