O candidato Welberth Rezende (Cidadania) lidera a disputa pela Prefeitura de Macaé (RJ), indica o Paraná Pesquisas, em levantamento divulgado na manhã desta sexta-feira, 4. Ele é o atual prefeito e tentará se reeleger no próximo domingo, 6.
Segundo a pesquisa, Rezende detém 71,9% das intenções de voto. Esse patamar consta no cenário estimulado, que é quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados.
Na espontânea, quando nenhum nome de político é mencionado, o prefeito registra 46%. Tal condição, a saber, também lhe assegura a liderança.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Líder em intenções de voto, o integrante do Cidadania aparece na última colocação no quesito rejeição. De acordo com o Paraná Pesquisas, 10,3% dos entrevistados afirmaram que jamais votariam nele para o comando da Prefeitura de Macaé. Os outros quatro candidatos apresentam porcentuais superiores a esse.
Welberth Rezende na primeira colocação
Abaixo, veja os números do cenário estimulado:
- Welberth Rezende (Cidadania) — 71,9%;
- Dr. Aluizio (PDT) — 11,2%;
- Danilo Funke (PSB) — 4,7%;
- Felicio Laterça (PP) — 1,5%; e
- Fabio Pereira Passos (Avante) — 0,7%.
Conforme o instituto, 5,6% constam no grupo de nenhum/branco/nulo. Além disso, 4,4% não souberam responder ou não quiseram participar da pesquisa.
Localizada no litoral fluminense, a cidade de Macaé tem cerca de 250 mil habitantes, mas conta com menos de 200 mil eleitores (pouco mais de 182 mil). Dessa forma, o município não tem possibilidade de segundo turno. Ou seja, a disputa pelo cargo de prefeito será definida no próximo domingo, mesmo que nenhum dos candidatos obtenha mais de 50% dos votos úteis.
Dados da pesquisa para a Prefeitura de Macaé
O Paraná Pesquisas entrevistou 680 pessoas, de 30 de setembro a 3 de outubro. De acordo com o instituto, o levantamento de intenções de voto para a Prefeitura de Macaé tem margem de erro de 3,8 pontos porcentuais, para mais ou para menos, com grau de confiança de 95%. O código RJ-09601/2024 é o registro do material no Tribunal Superior Eleitoral.
Leia também: “Gráfico: a evolução das intenções de voto em São Paulo”