TRE-RJ Revoluciona Acessibilidade nas Eleições com Pranchas de Comunicação Alternativa: Um Exemplo de Inclusão e Linguagem Simples


Nas eleições deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPDRio), da Prefeitura do Rio de Janeiro, está promovendo uma mudança significativa para garantir a acessibilidade no processo de votação. 10 Zonas Eleitorais, com 3.148 Seções Eleitorais, abrangendo 50 bairros, contarão com pranchas de Comunicação Alternativa, facilitando a compreensão e participação de mais de 1,2 milhão de eleitores, com e sem deficiência.

Confira abaixo as 10 Zonas Eleitorais (ZE):

  • 005ª ZE – Centro
  • 022ª ZE – Copacabana
  • 119ª ZE – Laranjeiras
  • 162ª ZE – Jacarepaguá
  • 170ª ZE – Campo Grande
  • 179ª ZE – Barra da Tijuca
  • 188ª ZE – Vila Isabel
  • 204ª ZE – Barra da Tijuca
  • 214ª ZE – Bangu
  • 238ª ZE – Recreio dos Bandeirantes

As pranchas, que utilizam imagens explicativas para ilustrar cada etapa do processo de votação, são uma ferramenta essencial para ampliar o acesso à informação. Além disso, cada prancha inclui um código QR que permite o acesso a conteúdos em audiodescrição e em Libras, garantindo que eleitores com deficiência visual ou auditiva também tenham autonomia durante a votação. Essa iniciativa é especialmente importante em uma sociedade onde a comunicação é muitas vezes complexa e inacessível para muitos.

Um dos grandes pilares deste projeto é o uso da linguagem simples, que é fundamental para que a comunicação seja acessível a todos. A linguagem simples facilita a compreensão e evita mal-entendidos, garantindo que pessoas com diferentes níveis de alfabetização ou com dificuldades de comunicação possam entender informações essenciais. Este é um princípio que deveria guiar não apenas processos eleitorais, mas também a comunicação em serviços públicos e em outras esferas da sociedade.

A comunicação alternativa facilita a vida das pessoas com dificuldades de fala ou compreensão, permitindo que elas possam se expressar e interagir com os mesários. Ao utilizá-la, promove-se a inclusão e a empatia.

Para quem deseja saber mais sobre como a linguagem simples vai ser utilizada pelo TRE-RJ, recomendo assistir aos dois vídeos abaixo que abordam a importância da acessibilidade e da comunicação inclusiva:

Esses vídeos ilustram a importância de uma comunicação clara, acessível

e inclusiva, que vai além das palavras, envolvendo imagens, sons e outros

recursos.

Se você deseja ver a prancha de Comunicação Alternativa que será utilizada nas eleições, acesse, no seguinte sítio, o documento oficial disponibilizado pelo TRE-RJ:

Essa é uma ferramenta que reflete o compromisso do TRE-RJ em promover eleições mais acessíveis e democráticas, garantindo que todos, independentemente de suas condições, possam exercer plenamente o direito ao voto.

Divulgue essa iniciativa e ajude a tornar o processo eleitoral mais inclusivo e acessível para todos!

Tomara que nas próximas eleições esta iniciativa seja aplicada em todas as Zonas Eleitorais de nosso país.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp TRE-RJ Revoluciona Acessibilidade nas Eleições com Pranchas de Comunicação Alternativa: Um Exemplo de Inclusão e Linguagem Simples



NOTÍCIA