O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou, neste sábado, 5, a verificação dos sistemas das urnas eletrônicas.
Júlio Valente, secretário de Tecnologia e Inteligência do TSE, apresentou os dados em uma coletiva de imprensa.
Esperada no evento, a presidente do TSE, Cármen Lúcia, não compareceu. À noite, por volta das 20 horas, Cármen fará um pronunciamento nacional.
Estiveram no local, contudo, representantes do Tribunal de Contas da União, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Câmara dos Deputados, da Agência Brasileira de Inteligência, além de outras autoridades.
Durante a cerimônia, Valente explicou como funciona o processo eleitoral. Ele também certificou, digitalmente, os seguintes programas do TSE: Informação de Arquivos de Urna, Receptor de Arquivos de Urna e Sistema de Gerenciamento da Totalização.
Amanhã, inicia-se no país o primeiro turno da disputa municipal. Conforme o TSE, o país tem 155 milhões de eleitores aptos a votar nestas eleições. Os maiores colégios eleitorais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
TSE, urnas e fake news
Na manhã de ontem, Cármen voltou a falar sobre o impacto das fakes news nas eleições. Ela afirmou que a desinformação foi inserida na sociedade por meio da tecnologia, com potencialidade e importância exponenciais, que podem levar ao cerceamento de liberdades.
Leia também: “O que aconteceu com Cármen Lúcia?”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 214 da Revista Oeste