O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu derrota em seu domicílio eleitoral. Em São Bernardo do Campo, o Partido dos Trabalhadores (PT) ficará de fora do segundo turno.
A briga eleitoral na cidade do ABC Paulista seguirá entre Marcelo Lima (Podemos) e Alex Manente (Cidadania). Com 100% das urnas apuradas, o primeiro teve 28,64% dos votos válidos. O segundo, por sua vez, registrou 26,53%.
Aposta para tentar fazer o PT voltar ao comando da Prefeitura de São Bernardo do Campo, o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira terminou o primeiro turno na terceira colocação. Ele ficou com 23,09%.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Lula mora — e vota — em São Bernardo do Campo desde a década de 1960. Foi na cidade que ele surgiu como líder sindical dos metalúrgicos da Região do Grande ABC Paulista.
Neste ano, inclusive, a presença do Presidente da República para votar acabou em caso de polícia. Na sexta-feira 4, o carro de segurança do petista foi roubado. O veículo foi recuperado no dia seguinte.
História do PT na Prefeitura de São Bernardo do Campo
A última vez que o PT comandou a Prefeitura de São Bernardo do Campo foi com o hoje ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. O petista administrou a cidade de 2009 a 2016 — em dois mandatos, teve o cantor de forró Frank Aguiar (PTB) como vice-prefeito.
Anteriormente, o Partido dos Trabalhadores teve como prefeito são-bernardense Maurício Soares, de 1989 a 1992. Soares voltou ao paço municipal em outras ocasiões, mas quando esteve filiado a outras siglas.
No decorrer dos últimos oito anos, o município, que conta com mais de 800 mil habitantes, teve como prefeito Orlando Morando (PSDB). Na disputa eleitoral de 2024, ele apoiou a candidatura da sobrinha Flávia Morando (União Brasil), que ficou na quarta colocação, com 21,38%.
CLIQUE AQUI PARA ACOMPANHAR A APURAÇÃO DOS VOTOS EM TODAS AS CIDADES EM TEMPO REAL