As eleições de domingo 6 tiveram como um dos protagonistas o Partido Liberal (PL). Além do desempenho positivo na disputa às prefeituras no primeiro turno (venceu em 523 municípios), a sigla emplacou os vereadores mais bem votados em dez das 26 capitais brasileiras.
Segundo o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, o ex-presidente Jair Bolsonaro e sua mulher, Michelle Bolsonaro, foram “fundamentais para o sucesso da legenda”.
Leia mais notícias de Política na Oeste
O PL ocupou a liderança no ranking do número de votos, por partido, nas maiores cidades do país. Na Região Sudeste, os liberais foram os mais votados em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Na capital paulista, o estreante Lucas Pavanato (PL) teve 161.317 votos.
No Rio, Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente, ficou em primeiro, com 130.480 votos. Em Minas Gerais, Pablo Almeida (PL), candidato apoiado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL), conquistou 39.930 votos em Belo Horizonte.
PL e PSD avançam no Nordeste
O PL liderou, também, em Porto Alegre (RS), Florianópolis (RS), Maceió (AL), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Cuiabá (MT) e Goiânia (GO). Na comparação entre partidos, atrás do PL aparecem o Partido Social Democrático (PSD) e o Partido Progressista (PP).
O PSD liderou em Aracaju (SE), com Ricardo Vasconcelos, que somou 11.120 votos; em Teresina (PI), com Eduardo Draga Alana (9.233 votos); e em São Luís (MA), com Douglas Pinto (16.036 votos).
PP lidera em Salvador, e PT vai bem em Vitória
O PP teve seus candidatos mais bem votados em Salvador (BA), João Pessoa (PB) e Rio Branco (AC). Na capital baiana, o destaque do partido foi Jorge Araújo Repórter, com 36.065 votos; na capital paraibana, Guga Pet fez 10.320 votos; e, na capital acriana, Bruno Moraes registrou 5.898 votos.
O Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teve o vereador mais bem votado, somente, em Vitória (ES). Na capital capixaba, a mais votada foi a candidata Karla Coser (PT), com 7.256 votos.