PF aponta que assinatura em laudo postado por Marçal é falsa

A Polícia Federal afirmou que há “fortes evidências de falsidade” na assinatura do laudo médico postado pelo candidato a prefeito de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) contra o também candidato Guilherme Boulos (Psol). Marçal divulgou, na última sexta-feira, 4, um documento que acusa o psolista de ter usado cocaína.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Segundo o documento, Boulos teria ido à clínica médica Mais Consulta com um “quadro de surto psicótico grave, em delírio persecutório e ideias homicidas”. A suposta consulta, no bairro do Jabaquara, teria acontecido no dia 19 de janeiro de 2021.

Guilherme Boulos negou a veracidade do laudo. Ele ainda afirmou que estava em outro local na data publicada.

Filha de médico falecido aciona Justiça para declarar Marçal inelegívelFilha de médico falecido aciona Justiça para declarar Marçal inelegível
Carla Maria atribui a Marçal o suposto crime de falsificação de documento | Foto: Divulgação

Segundo a emissora CNN Brasil, a PF identificou diferenças entre as assinaturas do médico José Roberto de Souza. Os peritos compararam a rubrica publicada pelo empresário com a que o médico usou durante anos de profissão. A Polícia Federal realizou o exame grafoscópico nos documentos.

“Verificou-se a prevalência das dissimilaridades entre a assinatura questionada e os padrões apresentados, tanto nas formas gráficas, quanto em suas gêneses, não havendo evidências de que tais grafismos tenham sido escritos por uma mesma pessoa”, diz um trecho da perícia.

A Polícia Civil de São Paulo também afirmou, em relatório, que a assinatura no laudo médico publicado por Pablo Marçal é falsa. “Tal assinatura não apresenta as mesmas características gráficas dos exemplares observados nos documentos descritos no capítulo ‘Padrões de Confronto’.”

O órgão paulista ainda explicou que a principal diferença entre as assinaturas está na velocidade da execução. Segundo a análise da perícia, a rubrica original demanda mais tempo para a execução.

Entenda o laudo publicado por Pablo Marçal

O documento postado pelo empresário também sugere que o psolista tenha testado positivo para o uso de cocaína. José Roberto de Souza, médico responsável pela suposta assinatura, está inativo por falecimento. A informação é do Conselho Federal de Medicina.

Leia mais: “Pablo Marçal vota (descalço) em São Paulo”

O Instagram removeu a publicação com o documento ainda na sexta-feira. O conteúdo ficou no ar por cerca de 1h30min.

Marçal ficou de fora do segundo turno, com 28,14% dos votos. Guilherme Boulos (29,07%) e o atual prefeito paulistano e candidato à reeleição pelo MDB, Ricardo Nunes (29,48%), avançaram para a etapa de desempate. A disputa final ocorrerá em 27 de outubro.

Resultados do TSEResultados do TSE
Pablo Marçal não avançou para o segundo turno das eleições municipais de São Paulo | Foto: Reprodução/TSE



NOTÍCIA