O ex-presidente Jair Bolsonaro vai visitar diversas cidades para apoiar candidatos do Partido Liberal (PL) no segundo turno das eleições municipais. Em 27 de outubro, 23 integrantes da legenda vão disputar o segundo turno.
Bolsonaro já percorreu pelo menos 143 cidades em 2024. Ele reforça, assim, sua posição como principal cabo eleitoral da sigla. Ex-presidente da República, ele é o presidente nacional do PL.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A agenda de visitas inclui compromissos estratégicos em diferentes Estados. No dia 11 de outubro, Bolsonaro estará em Anápolis (GO) para apoiar o candidato Márcio Correa e também em Goiânia, onde Fred Rodrigues concorre.
Em 14 de outubro, o ex-presidente se deslocará para Cuiabá para apoiar Abilio Brunini. No dia seguinte, 15, seguirá para Manaus para fortalecer a campanha de Capitão Alberto Neto. Em 16 de outubro, o destino será Santarém (PA), onde JK do Povão disputa o pleito.
Já no dia 17 de outubro, Bolsonaro estará em João Pessoa para apoiar Marcelo Queiroga. A agenda culmina em Belo Horizonte, no dia 19, onde Bolsonaro demonstrará apoio a Bruno Engler.
Bolsonaro declarou apoio a 89 candidatos nas eleições deste ano
Desde 20 de julho de 2024, Bolsonaro visitou 95 municípios e declarou apoio a 89 candidatos. Desse total, 26 dos apoiados por ele já foram eleitos no primeiro turno, enquanto 18 disputarão o segundo turno — e 45 acabaram derrotados.
O Partido Liberal alcançou um desempenho expressivo no primeiro turno, elegendo dez prefeitos em cidades com mais de 200 mil eleitores. O número representa o melhor resultado da sigla desde o ano 2000, mesmo antes da conclusão do segundo turno.
Além disso, os embates entre candidatos apoiados por Bolsonaro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão programados para ocorrer em 18 cidades.