Maria do Rosário tem rejeição de 53% em Porto Alegre

O Partido dos Trabalhadores (PT) passou pelo primeiro turno das eleições municipais de 2024 sem conquistar nenhuma prefeitura de capital. Ao que depender da rejeição da deputada federal Maria do Rosário, em Porto Alegre, o petismo seguirá sem novidades neste segundo turno.

Conforme levantamento divulgado na manhã desta terça-feira, 15, pelo Paraná Pesquisas, a maioria absoluta dos eleitores porto-alegrenses rejeita a candidata do PT. De acordo com o instituto, 53% dos entrevistados disseram que “não votariam de jeito nenhum” em Maria do Rosário para o cargo de prefeita da capital do Rio Grande do Sul.

A parlamentar disputa o segundo turno em Porto Alegre contra o atual prefeito e candidato à reeleição, Sebastião Melo (MDB). O emedebista, que lidera as intenções de voto, conta com rejeição inferior à da petista. Segundo a pesquisa, 32,6% afirmaram que não votariam nele.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Ainda de acordo com o Paraná Pesquisas, Melo lidera no chamado voto convicto. Isso se dá em razão de 43,6% afirmarem que vão votar “com certeza” no candidato do MDB. A representante do PT, no entanto, tem 27% no mesmo quesito.

Sem conquistar nenhuma prefeitura de capital no primeiro turno, o PT se faz presente em quatro disputas de segundo turno. Além de Maria do Rosário, em Porto Alegre, o partido conta com Evandro Leitão, em Fortaleza; Natalia Bonavides, em Natal; e Lúdio Cabral, em Cuiabá.

Dados do levantamento em Porto Alegre

Modelo de urna eletrônica usada no sistema eleitoral brasileiro. Na imagem, mostra-se um dedo indicador direito, possivelmente de uma mulher, pois está com esmalte vermelho na unha, em que simula-se o momento final da votação: teclando o botão verde, de 'confirma'Modelo de urna eletrônica usada no sistema eleitoral brasileiro. Na imagem, mostra-se um dedo indicador direito, possivelmente de uma mulher, pois está com esmalte vermelho na unha, em que simula-se o momento final da votação: teclando o botão verde, de 'confirma'
Eleição em Porto Alegre vai se definir no segundo turno | Foto: Divulgação/TRE-RN

O levantamento do Paraná Pesquisas que se propôs a mensurar os índices de rejeição de Maria do Rosário e Sebastião Melo em Porto Alegre conta com registro no Tribunal Superior Eleitoral. O código RS-03163/2024 é o protocolo de acompanhamento nesse sentido.

Leia mais:

De acordo com o instituto, a margem de erro do levantamento é de 3,7 pontos porcentuais para mais ou para menos nos resultados gerais. Dessa forma, o grau de confiança do material é de 95%.

A equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 740 pessoas. As entrevistas ocorreram de 11 a 14 de outubro.

Leia também: “O Brasil diz não ao PT”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 238 da Revista Oeste


CLIQUE AQUI PARA ACOMPANHAR O RESULTADO DA APURAÇÃO DOS VOTOS EM TODAS AS CIDADES DO BRASIL

YouTube videoYouTube video



NOTÍCIA