Carnavalesco Laíla recebe homenagem em forma de praça

Carnavalesco Laíla – Foto: Armando Paiva/Fotoarena/Folhapress

Foi aprovado nesta quarta-feira (16/10), na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o projeto de lei de autoria da vereadora Luciana Boiteux (Psol) que dará o nome de Laíla à praça localizada entre a Avenida Prof. Manoel de Abreu e a Rua Dona Zulmira, em frente ao Baródromo, no bairro Maracanã. Atualmente, a localidade está sem nome.

Laíla é como ficou eternizado Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, carioca que dedicou sua vida ao samba e ao Carnaval. Nascido em 1943, foi um dos maiores nomes do Carnaval do Rio de Janeiro, à frente das escolas de samba Acadêmicos de Salgueiro e Beija-Flor de Nilópolis. Ainda criança, na década de 1950, participou da fundação Independente da Ladeira, primeira escola mirim de que se tem notícia. Carnavalesco e dirigente vitorioso, com sete títulos no Salgueiro e 12 na Beija-Flor, Laíla foi um trabalhador do carnaval também em outras funções, como cantor, compositor e produtor do disco dos sambas-enredo.

Segundo o jornalista e biógrafo Aydano André Motta, o racismo foi seu principal adversário: “Num setor que foi rapidamente dominado por brancos vindos da academia, Laíla terminou invisibilizado. Seu trabalho jamais recebeu o mesmo crédito dedicado aos outros carnavalescos, apesar dos resultados espetaculares que acumulou”.

A expectativa da vereadora é que o lugar, que já é um ponto de encontro de pessoas que prestigiam o carnaval por contar com o Baródromo – bar temático de escolas de samba – seja mais valorizado. “Um personagem tão fundamental para o espetáculo da Sapucaí e a vida dos grêmios carnavalescos merece justa homenagem, diante do serviço prestado ao Rio de Janeiro, ao samba e ao Carnaval, ao longo de sua trajetória”, ressalta Luciana Boiteux.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Carnavalesco Laíla recebe homenagem em forma de praça

NOTÍCIA