A apenas duas semanas das eleições dos Estados Unidos, marcadas para o dia 5 de novembro, o ex-presidente e candidato republicano Donald Trump aparece nas pesquisas à frente da democrata e atual vice-presidente Kamala Harris.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
De acordo com os resultados de agosto do FiveThirtyEight, maior site de avaliação de pesquisa dos EUA, comandado pelo papa americano das pesquisas Nate Silver, Trump aparecia com uma leve vantagem numérica em relação a Kamala. Na sexta-feira 18, contudo, Trump avançou nas estatísticas, pela primeira vez. Agora, praticamente na reta final da campanha, ele surge com 52% de probabilidade de vencer o pleito.
O que dizem outras pesquisas sobre a disputa entre Trump e Kamala nos Estados Unidos
Segundo projeções da revista britânica The Economist, a chance de o republicano vencer, hoje, é de 54%. Isso representa um aumento de 6 pontos percentuais em relação à semana anterior.
+ EUA: Kamala Harris promete descriminalizar a maconha caso seja eleita
Nate Silver, por sua vez, calculou que, estatisticamente, as chantes de Trump sair vencedor no pleito e voltar ao comando dos EUA é de 50,2%
Segundo informações da Folha de S.Paulo, nos sete Estados em disputa, Trump saiu com empate técnico com Kamala nos três locais mais cruciais para os democratas. São eles: Pensilvânia, Michigan e Wisconsin.
Já de acordo com o jornal The New York Times, Trump ganhou, nas últimas duas semanas, dois pontos na média em Michigan, um ponto em Wisconsin e menos de um ponto na Pensilvânia. Kamala, por outro lado, avançou somente no Arizona (onde Trump continua 2 pontos percentuais à frente) e na Carolina do Norte.
Leia também: “‘Comício errado’, ironiza candidata democrata Kamala ao ouvir ‘Jesus é o Senhor’”