Marcelo Lima lidera, indica pesquisa

O candidato do Podemos à Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP), Marcelo Lima, lidera as intenções de voto para o segundo turno, indica o Paraná Pesquisas. O instituto divulgou levantamento na manhã desta quarta-feira, 23.

No cenário de votos válidos, que é quando se excluem nulos, brancos e indecisos, Lima soma 56%. Representante do Cidadania na disputa, Alex Manente fica com 44%.

Para a parte da pesquisa estimulada, o candidato do Podemos registra 49,7%, contra 39% do político do Cidadania. Além disso, 7,2% formam o grupo de nenhum/branco/nulo. Por fim, 4,1% não souberam responder ou não quiseram participar.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Na briga para se tornar o próximo prefeito são-bernardense, Lima foi eleito vice-prefeito, em 2016. Em 2020, foi reeleito, mas renunciou ao cargo depois de se eleger deputado federal em 2022. O trabalho no Congresso Nacional, no entanto, não durou uma legislatura completa. A saber, ele perdeu o mandato neste ano, por infidelidade partidária — eleito pelo Solidariedade, havia migrado para o PSB. Com a cassação, Paulinho da Força assumiu a vaga.

A mudança do Solidariedade para o PSB e, mais recentemente, a ida para o Podemos não são as únicas movimentações partidárias na vida pública do candidato a prefeito de São Bernardo do Campo. Marcelo Lima já passou por siglas como PPS (hoje Cidadania), Patriota e PSD. Antes de ser vice-prefeito, ele foi vereador por dois mandatos consecutivos.

Oponente de Lima, Alex Manente cumpre o seu terceiro mandato como deputado federal. Assim como o candidato do Podemos, ele já foi vereador da cidade que integra o ABC Paulista. Além disso, o político do Cidadania foi deputado estadual em São Paulo. Essa é a quarta vez que ele se candidata a prefeito.

Dados estatísticos da pesquisa em São Bernardo do Campo

vista panorâmica do Paço Municipal de São Bernardo do Campovista panorâmica do Paço Municipal de São Bernardo do Campo
Vista panorâmica do Paço Municipal de São Bernardo do Campo (SP) | Foto: Divulgação/PMSBC

A fim de mapear as intenções de voto dos candidatos que disputam o segundo turno em São Bernardo do Campo, a equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 710 eleitores em potencial. O trabalho nesse sentido ocorreu de 19 a 22 de outubro.

Leia mais:

A margem de erro do levantamento é de 3,8 pontos porcentuais para mais ou para menos nos resultados gerais. Dessa forma, o instituto afirma que o grau de confiança do material é de 95%.

O Paraná Pesquisas informa, por fim, que registrou o levantamento no Tribunal Superior Eleitoral. Assim, o código SP-09025/2024 serve como protocolo de acompanhamento.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, São Bernardo do Campo tem cerca de 810 mil habitantes. Conforme a Justiça Eleitoral, o município tem quase 645 mil eleitores. A cidade, a saber, é o domicílio eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar disso, o PT foi rejeitado — o petista Luiz Fernando Teixeira ficou na terceira colocação no primeiro turno.

Leia também: “O Brasil diz não ao PT”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 238 da Revista Oeste



NOTÍCIA