Tarcísio comemora eleição de Trump: ‘Vitória da liberdade’

O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, comemorou nas redes sociais a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Pelas projeções da mídia norte-americana, o ex-presidente voltará à Casa Branca em 2025.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

No Twitter/X, Tarcísio disse que a eleição de Trump representa “a vitória do conservadorismo, do patriotismo, da prosperidade, da liberdade”. “Olhamos para os Estados Unidos com esperança ao ver o movimento conservador superar um dos seus obstáculos mais desafiadores”.

Na postagem, o governador de SP também compartilhou o vídeo final da campanha de Trump.

Mais cedo, o ex-presidente Jair Bolsonaro também comemorou a vitória de Trump, com uma postagem nas redes sociais.

A vitória de Trump

A vitória do republicano é um marco na história da política norte-americana, porque é a segunda vez que um ex-presidente volta à Casa Branca depois de perder uma reeleição.

Apenas Grover Cleveland, 22º presidente do país, havia conseguido tal façanha. Elegeu-se em 1885 e governou até 1889, ano em que perdeu a reeleição. Voltou à Casa Branca quatro anos depois para tornar-se o 24º presidente dos EUA. No caso de Trump, venceu a disputa em 2016, contra Hillary Clinton, e perdeu a reeleição em 2020, para Joe Biden.

Clique neste link e leia a reportagem completa sobre a vitória de Trump.

A campanha de Trump centralizou a campanha em temas caros ao eleitor conservador, como a liberdade econômica, o controle da imigração e o fortalecimento da indústria dos EUA.

Durante a campanha, o republicano prometeu retomar políticas que implantou durante seu primeiro mandato, incluindo a redução de impostos, o endurecimento nas fronteiras e a renegociação de acordos internacionais. Sua base eleitoral se manteve fiel, especialmente nas áreas rurais e entre eleitores conservadores.





NOTÍCIA