O deputado federal Ricardo Maia (MDB-BA) e seu pai, o pecuarista José Edson Brito Maia, conhecido como Zelitão, estão envolvidos em uma acirrada disputa judicial pela posse de uma fazenda de 280 hectares em Ribeira do Pombal, no interior da Bahia. O município, localizado a 290 km de Salvador, é o reduto político do parlamentar.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Em outubro, Ricardo Maia ordenou que um funcionário derrubasse, com um trator, a cerca e a porteira da propriedade, que haviam sido fechadas por Zelitão. Em resposta, o pai e a madrasta registraram boletins de ocorrência, alegando tentativa de invasão. Uma decisão judicial impede o filho de se aproximar de Zelitão e da mulher dele.
Alegações contraditórias sobre a posse
De acordo com Ricardo Maia, quem está se apossando da propriedade é Zelitão. “Ele é quem está invadindo minha terra, não o contrário”, alegou. O pecuarista, por sua vez, considera o filho seu “inimigo pessoal” e o acusa de querer se valer do cargo político para tomar a propriedade. Ambos alegam ter documentos que comprovam a posse do terreno.
Segundo informações do portal Metrópoles, Zelitão diz que reside na fazenda há 14 anos, enquanto Ricardo Maia relata ter adquirido o terreno há mais de dez anos. A Fazenda São Jorge, declarada por Maia, passou por alterações em valor e tamanho ao longo dos anos. Em 2008, valia R$ 300 mil; atualmente, está avaliada em R$ 1,5 milhão.
Conflito entre deputado e seu pai na Bahia deve continuar na Justiça
O conflito continua na esfera judicial, com cada parte em busca de comprovar sua posse legal da terra. Ricardo Maia, que foi prefeito e vereador em Ribeira do Pombal antes de se eleger deputado, afirma que vai resolver as disputas legalmente.
Leia também: “Antonio Brito segue na disputa pela Presidência da Câmara”