Veja o momento que suicida de Brasília entra na Câmara

Imagens de câmeras de segurança da Câmara dos Deputados mostram o momento em que o suicida de Brasília, Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, visitou o local sob a alegação de ir ao gabinete do deputado Jorge Goetten (Republicanos-SC).

O suicida de Brasília foi à Casa na manhã desta quarta-feira, 13. Na filmagem, Francisco Wanderley aparece de blusa, calça jeans e chapéu. Ele passa pela portaria do Anexo IV da Câmara e, na sequência, pela barreira de segurança. 

+ Suicida de Brasília usou fogos de artifício e explosivos

O suspeito de tentar atacar a sede do Supremo Tribunal Federal (STF) não foi recebido por Jorge Goetten. O deputado afirmou conhecer Francisco Wanderley, mas não estava em Brasília no dia do caso. 

Nesta quinta-feira, 14, o secretário de Segurança do Distrito Federal, Sandro Avelar, confirmou em entrevista a Oeste que Francisco Wanderley havia visitado a Câmara no dia da explosão. 

+ Suicida se mudou para Brasília 3 meses antes de ato

“Sabemos que ele usou, sim, a estrutura da Câmara dos Deputados, o banheiro”, iniciou. “Mas não temos nenhuma informação de que ele tenha entrado com algum explosivo no local.”

Sandro Avelar também falou que as investigações preliminares mostram que o suspeito teria agido sozinho no ataque, mas que seria “precipitado dizer que não houve ajuda”. 

Explosão do carro do suicida de Brasília

As câmeras de segurança da Câmara dos Deputados também registraram o momento em que o carro de Francisco Wanderley pegou fogo no estacionamento do Anexo IV. 

Pode-se ver a mobilização do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. O automóvel estava parado em uma vaga próxima a veículos de food truck que operam na região.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Segundo uma das testemunhas ouvidas pela Polícia Civil do Distrito Federal, o suicida teria ateado fogo no automóvel e, em seguida, ido até a Estátua da Justiça, na sede do Supremo Tribunal Federal (STF).

O suspeito se aproximou com uma mochila do local, pegou um extintor e uma blusa, a qual foi lançada contra a estátua. Ele foi surpreendido pelo único segurança que estava no local no momento que tirou os artefatos da mochila, ordenou que o homem não se aproximasse e mostrou um relógio digital.

Francisco Wanderley caminhou com os artefatos até a lateral do local, lançando os explosivos, que estouraram. Na sequência, ele teria deitado no chão, onde acabou morrendo em meio a uma nova explosão. 

Luiz anunciou o ataque nas redes sociais. “Vamos jogar?”, interpelou ele, em uma mensagem. “Polícia Federal, você têm 72 horas para desarmar a bomba que está na casa dos comunistas de merda: William Bonner, José Sarney, Geraldo Alckmin, Fernando Henrique Cardoso. Vocês quatro são velhos cebôsos (sic) nojentos. Cuidado ao abrir gavetas, armário, estantes, depósito de matéria





NOTÍCIA