Serra do Vulcão: o que você precisa saber antes de fazer a trilha em Nova Iguaçu

Considerada de dificuldade moderada, a trilha da Serra do Vulcão, em Nova Iguaçu, atrai visitantes tanto da Baixada Fluminense, quanto do Rio, e pode ser feita até pelos menos experientes. Longe de ser um grande mistério, quem deseja aproveitar o final de semana para conhecer a trilha, pode acessá-la facilmente. Apesar da subida constante exigir um bom preparo físico, quem já fez, garante: a vista do topo, onde fica a rampa para voo livre, vale a pena.

Por onde começar

Considerada de dificuldade moderada, a trilha da Serra do Vulcão, em Nova Iguaçu, atrai visitantes tanto da Baixada Fluminense, quanto do Rio, e pode ser feita até pelos menos experientes. Foto: Divulgação/Prefeitura.

A subida para a trilha da Serra do Vulcão começa na rua Miguel Teixeira Carvalho, no bairro da Luz. São 14km de trilha: 7km na ida, mais 7km na volta. O tempo total de caminhada é de aproximadamente 5h a 6h, sem contar o tempo de apreciação da paisagem — da Cidade de Nova Iguaçu e de outros municípios próximos — na rampa de voo livre. Então, se prepare para uma aventura que vai levar o dia inteiro.

A ida até a rampa é feita praticamente só de subida, sem muitos momentos de descida para aliviar, e é bem marcada, ou seja, o caminho é de terreno bem definido e visível, com praticamente nenhum obstáculo. Porém, o caminho é extremamente exposto ao sol. Inclusive, no topo. Proteja-se!

É possível fazer a trilha sem guia. No entanto, mesmo que não seja necessário grandes conhecimentos de orientação na mata, se você possui nenhuma experiência em trilhas, é recomendado que conte com uma companhia mais experiente para te ajudar.

Além de se proteger do sol, não esqueça de levar lanches, beber bastante líquido — de preferência água — e claro, recolher todo o seu lixo. A natureza agradece. 



NOTÍCIA