Damares diz que G20 virou ‘palco dos horrores

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) afirmou que a Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, tornou-se um “palco dos horrores” com as falas de Lula sobre ter “acabado com a fome” do país e de Janja, a qual atacou Elon Musk e ainda riu do suicida de Brasília, Francisco Wanderley Luiz. 

“Acho que o G20, que tanto aguardamos, virou um palco dos horrores”, afirmou Damares. “Eu lamento que nós trouxemos autoridades do mundo todo para o presidente Lula usar um dado da FAO para dizer que, em 2014, eles acabaram com a fome e, em 2022, a fome voltou para o Brasil, quando o IBGE fala que, de 2001 a 2022, a extrema pobreza e a pobreza recuaram em todas as Regiões e, em especial, no Norte do país.”

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A parlamentar ainda citou dados da Fundação Getúlio Vargas para contestar a fala de Lula. Afirmou o levantamento mostrou que a “desigualdade de renda na pandemia e depois, em 2022, apresentou os mínimos históricos da série brasileira iniciada em 1976. Já a extrema pobreza e pobreza atingiu, respectivamente, o segundo e o terceiro menores valores da série histórica”. “Como voltamos com a fome?”, indagou.

A ex-ministra das Mulheres e dos Direitos Humanos ainda destacou que o governo de Jair Bolsonaro (PL) “não acabou com o Bolsa Família”, como dito por integrantes da gestão petista. 

“Ele foi melhorado no valor de R$ 600. E detalhe, depois de termos dado o auxílio emergencial a milhares de brasileiros. O presidente Lula mente e mente em um foro internacional”, afirmou.

Damares critica postura de Janja

Na tribuna no Senado, Damares Alves também teceu críticas à primeira-dama Janja Lula da Silva por suas falas sobre Elon Musk e Francisco Wanderley Luiz. Disse sentir “saudades” da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

“Mas quando falei que aquele G20 virou um espetáculo e horrores, eu preciso me manifestar também em relação à primeira-dama”, falou “E aí, alguns vão dizer: ‘Vai cometer violência política contra a mulher’. Pera aí, a mulher pode errar, e quando erra, pode, sim, ser criticada.”

+ Possível superfaturamento do ‘Janjapalooza’ cai em investigação

Na sequência, a parlamentar iniciou suas críticas. “Primeiro, xingar daquela forma um empresário americano que tem parceria com nação brasileira. Faltou para a primeira-dama do Brasil bom-senso, classe e juízo”, afirmou. 

“Mas eu encerro dizendo que faltou para ela também piedade e misericórdia quando ela chamou o suicida da Praça dos Três Poderes de “bestão”. Ai você vê, ela chama ele de “bestão” em uma tarde, no outro dia a mulher dele tenta suicídio. Será se ela não mediu os efeitos das palavras dela? Lamentavelmente, a atual primeira-dama do país nos envergonha”, declarou. 

Damares Alves destacou que a mulher de Lula precisa ser chamada pelo Ministério das Relações Internacionais “e sua participação em eventos internacionais precisa ser revista”.

+ Parlamentares criticam Janja por xingar Elon Musk



NOTÍCIA