Celso Amorim endossa ofensa de Janja contra Musk

O assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência da República, Celso Amorim, comentou a ofensa da primeira-dama, Janja da Silva, ao empresário Elon Musk. Durante o evento G20 Social no Rio de Janeiro, que ficou conhecido como “Janjapalooza”, a mulher do presidente Luiz Inácio Lula da Silva xingou: “Fuck you, Elon Musk” ou “f*da-se”, em inglês.

Esse comportamento ofensivo gerou ampla repercussão nacional e internacional, levando Musk a responder em suas redes sociais. “Vocês vão perder a eleição”, escreveu o sul-africano em seu perfil no Twitter/X.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Amorim ressaltou que Janja fez um “julgamento pessoal” sobre o dono do Twitter/X. O diplomata afirmou, contudo, que embora sua própria opinião não divergisse muito daquela da primeira-dama, seu papel diplomático requer uma postura mais amena.

“Acho que é um julgamento pessoal”, declarou Amorim em entrevista ao portal UOL. “Aliás, o meu não seria muito diferente. Mas eu sou diplomata, sou obrigado a usar palavras suaves”.

+ ‘Janja é uma vergonha para o país’, diz deputado federal sobre postura da mulher de Lula

Amorim destacou também que o incidente não afetou a relação do governo brasileiro com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que convocou Elon Musk para integrar sua equipe de governo.

Repercussão do comportamento de Janja durante evento no G20

JanjaJanja
Xingamento de mulher de Lula ocorreu durante o Festival Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, no âmbito do G20 | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Conforme a pesquisa PoderData, realizada entre 12 e 14 de outubro, a percepção pública sobre o comportamento de Janja se mantém estável. Dos entrevistados que conhecem a mulher de Lula, 30% aprovam sua atuação no governo, enquanto 47% desaprovam. Outros 22% não chegaram a opinar.

Leia também: “Lula da Silva e Janja tiveram uma noite de despedida no sindicato antes da prisão do petista”



NOTÍCIA