Bienal do Livro do Rio pode ser declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado

A Bienal do Livro do Rio de Janeiro, um dos maiores eventos literários do país, pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A medida é prevista no Projeto de Lei 1.962/23, de autoria do deputado Jari Oliveira (PSB), que foi aprovado em primeira discussão pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quarta-feira (27). O texto ainda precisa ser aprovado em segunda discussão para seguir para sanção do governador.

40 anos de história e relevância cultural

Em 2023, a Bienal do Livro celebrou 40 anos de existência, consolidando-se como um dos maiores eventos literários do mundo. O deputado Jari Oliveira destacou a importância da Bienal para a cultura brasileira.

“Valiosa por manter o livro no centro da cena cultural brasileira, como experiência ampliada, gregária, compartilhada, inovadora e multimídia, é uma celebração única e aparece com destaque no rol dos maiores eventos literários do mundo,” afirmou o parlamentar.

O evento atrai milhões de visitantes a cada edição, promovendo o acesso à leitura, o diálogo entre autores e leitores e uma agenda cultural diversificada.

O que significa o título de Patrimônio Cultural Imaterial

Se a proposta for aprovada, a Bienal do Livro será reconhecida oficialmente como parte do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, um título que protege e valoriza iniciativas culturais de grande relevância para a identidade e a história do estado. Isso pode abrir caminho para novos incentivos e apoio institucional, garantindo sua continuidade e expansão.

Próximos passos

O projeto deve passar por uma segunda votação no plenário da Alerj. Se aprovado novamente, será encaminhado ao governador para sanção. Caso seja sancionado, a Bienal do Livro do Rio ganhará ainda mais destaque como um símbolo da cultura literária e educacional do Brasil.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Bienal do Livro do Rio pode ser declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado

lapa dos mercadores 2024 Bienal do Livro do Rio pode ser declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado



NOTÍCIA