O grupo Prerrogativas, composto por advogados “progressistas”, vai organizar um jantar de confraternização de fim de ano em São Paulo, na próxima sexta-feira, 6. A primeira-dama, Janja Lula da Silva, será homenageada pela equipe. Ela confirmou presença no evento.
Segundo o site Poder360, o grupo quer celebrar a “atuação da primeira-dama na Aliança Global contra a Fome”. O evento contará também com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Marco Aurélio Carvalho, coordenador do Prerrogativas, disse que a homenagem a Janja reconhece “suas iniciativas em prol de um sistema de Justiça mais inclusivo no Brasil”. O evento terá shows de Maria Rita e Ivo Meirelles, além da expectativa de uma apresentação especial do advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay.
O jantar reunirá 750 convidados, com ingressos esgotados em quatro dias e uma lista de espera de 300 pessoas. Entre os presentes estarão advogados, professores, defensores públicos, desembargadores e ministros de tribunais superiores, além de figuras políticas conhecidas e ministros do governo atual.
Ministros do governo participarão de jantar para Janja
Políticos conhecidos, como Fernando Haddad, ministro da Fazenda, e Jorge Messias, ministro da Advocacia-Geral da União, estão confirmados. Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário, também estará presente, assim como Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, e Vinícius de Carvalho, ministro da Controladoria-Geral da União.
Os deputados federais Guilherme Boulos (Psol-SP), Rui Falcão (PT-SP), Fernanda Melchionna (Psol-RS) e Orlando Silva (PCdoB-SP) confirmaram presença. Hugo Motta (Republicanos-PB), favorito à Presidência da Câmara, e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, foram convidados, mas ainda precisam confirmar. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também é esperada.
Leia também: “A antiprimeira-dama”, reportagem de Rachel Díaz publicada na Edição 244 da Revista Oeste
Este será o quarto jantar de fim de ano promovido pelo Prerrogativas, que se consolidou como um evento tradicional no cenário político brasileiro. Em 2021, a festa foi marcada pela primeira aparição conjunta de Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin depois de rumores de aliança política.
O Prerrogativas é frequentemente descrito como “mais lulista que petista”, com apoio ao presidente como seu principal consenso. Um levantamento do Poder360 mostrou que o grupo possui pelo menos 28 integrantes que ocupam cargos públicos no governo Lula.