O Partido Agir confirmou a alteração de nome e agora vai se chamar Partido do Autista (PA). O lançamento oficial do novo nome ocorre nesta quinta-feira, 5, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Trata-se de uma homenagem ao primeiro político autista do país, o vereador Jorginho Mota, de Guarulhos (SP).
Não é a primeira vez que a sigla muda de nome. A legenda foi fundada em 1985, pelo jornalista e político Daniel Tourinho. À época, adotava o nome de Partido da Juventude (PJ).
Atual Partido do Autista já elegeu presidente
Em 1989, foi renomeado como Partido da Reconstrução Nacional (PRN). Um ano depois, Fernando Collor de Mello foi o primeiro e único presidente eleito pelo partido. Naquela eleição, Collor derrotou o atual presidente da República, o petista Luiz Inácio Lula da Silva.
Depois do desgaste sofrido em virtude do impeachment de Collor, em 1992, o partido tentou ter protagonismo na política nacional, mas não conseguiu. Por esse motivo, lideranças da legenda decidiram mudar mais uma vez de nome.
Outra mudança no partido
Em 2000, o PRN mudou para Partido Trabalhista Cristão (PTC). Sem muita relevância no cenário nacional, a sigla era considerada uma organização política aberta a todos os segmentos religiosos. Permaneceu com este nome até 2021, quando passou a se chamar Agir.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Quando era PTC, o partido abrigou em seus quadros alguns artistas, como o cineasta José Mojica Martins, o Zé do Caixão. Em 2004, ele se candidatou a vereador em São Paulo, mas não conseguiu se eleger.
Em 2006, o estilista e apresentador de TV Clodovil Hernandes conquistou uma vaga na Câmara dos Deputados pelo PTC.