Tarcísio de Freitas nomeia advogado do PT como ouvidor da SSP-SP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), nomeou, nesta quarta-feira, 18, o advogado Mauro Caseri como novo ouvidor da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP). Ele vai assumir oficialmente o cargo a partir de 2025.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Atual chefe de gabinete da ouvidoria, Caseri é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Tarcísio de Freitas escolheu o nome a partir de uma lista tríplice elaborada pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe). Os outros dois que estavam na disputa também são petistas.

Tarcísio de Freitas antecipou a decisão

Tarcísio antecipou a decisão, antes do prazo final de 23 de dezembro. Caseri já está atuando em razão do afastamento do atual ouvidor da SSP-SP, Cláudio Silva.

YouTube videoYouTube video

Caseri também já atuou como assessor legislativo na Assembleia Legislativa de São Paulo. Na Casa, ele trabalhou em gabinetes de deputados estaduais petistas.

Polícia Militar de São PauloPolícia Militar de São Paulo
Guilherme Derrite afirmou nas redes sociais que ‘anos de legado da PM não podem ser manchados por condutas anti-profissionais’ | Foto: Divulgação/Polícia Militar

O governo do Estado de São Paulo decidiu criar uma nova ouvidoria para a SSP-SP. Agora, o órgão vai estar subordinado diretamente ao secretário Guilherme Derrite. A decisão foi uma resposta a incidentes polêmicos que envolveram a Polícia Militar.

Derrite defendeu os policiais militares

Derrite defendeu a corporação. Ele afirmou nas redes sociais que “anos de legado da PM não podem ser manchados por condutas anti-profissionais”. 

Além disso, o secretário de Segurança Pública de São Paulo destacou que policiais “não atiram pelas costas em um furto sem ameaça à vida e não arremessam ninguém pelo muro”.

Guilherme DerriteGuilherme Derrite
Guilherme Derrite defendeu os policiais militares | Foto: Walterson Rosa/MS

Em entrevista ao programa Canal Livre, da TV Bandeirantes, Tarcísio reforçou que “não haverá tolerância para má conduta” policial. Além disso, o governador reiterou o compromisso com a integridade e responsabilidade dentro das forças de segurança do Estado de São Paulo.

Leia também:



NOTÍCIA