Lira deixa presidência da Câmara sob aplausos de deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), encerrou sua atuação depois de dois biênios de mandato, em uma sessão realizada nesta quinta-feira, 19. Os trabalhos foram marcados por homenagens de diversos líderes políticos a Lira e pela aprovação de medidas do pacote de corte de gastos do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Aliados tanto da esquerda, como petistas, quanto da direita, apoiadores de Jair Bolsonaro, elogiaram Lira por sua habilidade em mediar diálogos ao longo dos últimos quatro anos.

Líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE) agradeceu pelo respeito e parceria. “A despeito de qualquer embate, te respeito muito”, afirmou. “Termino dizendo que lhe agradeço pelo respeito e parceria. Fica aqui a minha admiração e agradecimento, em nome do governo Lula.”

Outros líderes políticos se despedem de Lira

Sessão plenária na Câmara dos Deputados, em outubro de 2023Sessão plenária na Câmara dos Deputados, em outubro de 2023
Sessão plenária na Câmara dos Deputados, em outubro de 2023 | Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Líder do partido de Bolsonaro, o PL, na Câmara, Altineu Côrtes (PL-RJ) também parabenizou Lira. “O seu nome está na história, foi um grande presidente, que ajudou o governo Bolsonaro e hoje, com a esquerda no poder, sempre manteve o diálogo aberto com a oposição”, disse Côrtes. ”Meu sentimento é de gratidão.”

Leia mais: “Quem é o dono do Orçamento?”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 247 da Revista Oeste

Em sua despedida, Lira destacou que não terá problemas em voltar a atuar “no chão da fábrica” da Câmara. Ele valorizou a diversidade e o crescimento proporcionado pela Casa.

“Eu não tenho problemas em voltar a atuar no chão da fábrica, que é sempre onde sempre gostei de atuar”, afirmou, enquanto ouvia aplausos dos deputados presentes.

Leia também: “O vice decorativo”, reportagem de Anderson Scardoelli e Uiliam Grizafis publicada na Edição 248 da Revista Oeste

Favorito para suceder Lira, Hugo Motta (Republicanos-PB) reconheceu o legado do colega. “Hoje é um dia de reconhecimento ao seu legado a esta Casa”, afirmou. “Seu trabalho, firmeza e objetivo de consensos, sempre honrando a nossa confiança, precisam ser reconhecidos.”





NOTÍCIA