Roubos atingem menor marca em 24 anos no Estado de SP

O Estado de São Paulo registrou uma queda histórica no número de roubos em geral no mês de novembro. Em novembro, foram 15.086 ocorrências de roubos no Estado, queda de 18,9% em relação aos casos do mesmo mês de 2023. A marca é a menor já registrada para o período desde 2001, quando começou a série histórica.

No acumulado do ano, a queda foi de 15,3% e chegou a 177.495 registros — também o menor índice em 24 anos para roubos, segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 30, pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Outros delitos, como furtos, roubos de cargas e de veículos, também caíram no período. Os indicadores de roubos de carga caíram 39,1% na análise mensal e passaram de 571 para 348 ocorrências em novembro deste ano, o menor patamar desde 2022. Nos 11 meses do ano, a redução chega a 23,1%.

Já os boletins de ocorrência relacionados a roubos de veículos chegaram a 2.868 em novembro, 425 a menos do que em 2023 — redução de 12,9%. No ano, a queda foi de 16,4% no comparativo, com 28.341 registros — segundo menor índice desde 2001.

Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme DerriteSecretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite
Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite | Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

Queda nos roubos resulta do aumento do efetivo policial

O ano de 2024 foi marcado por reforço histórico na segurança pública do Estado de São Paulo, com a chegada de 7,8 mil novos policiais militares, civis e técnico-científicos, a maior contratação de agentes dos últimos 14 anos.

Neste ano, a Polícia Civil realizou a maior nomeação da história, com mais de 4 mil agentes formados na Academia de Polícia (Acadepol). Na Polícia Militar, por sua vez, foram mais de 4 mil novos integrantes.

“Desde o início da gestão, o objetivo foi sanar as maiores dores das instituições, sendo a principal delas a falta de efetivo”, conta o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite. “Tenho certeza que a chegada desses novos policiais está fazendo a diferença nas unidades, ampliando as nossas forças para combater a criminalidade.”

Leia também: “Justificando o crime”, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 200 da Revista Oeste

Leia mais:



NOTÍCIA