Brasil convoca embaixador dos EUA por tratamento a deportados

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil convocou, nesta segunda-feira, 27, o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos (EUA) em Brasília, Gabriel Escobar. Ele deverá esclarecer os tratamentos a brasileiros deportados do país.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Os cidadãos brasileiros afirmaram ter sido algemados excessivamente durante o voo de repatriação.

A reunião ocorreu no Palácio do Itamaraty com a embaixadora e secretária de Assuntos Consulares, Márcia Loureiro. A embaixada dos EUA confirmou o encontro e o descreveu como uma “reunião técnica”, sem mencionar a convocação formal ou o tema abordado.

YouTube videoYouTube video

Esta ação diplomática reflete o descontentamento do governo brasileiro com os eventos ocorridos, a mando do novo presidente Donald Trump. Apesar disso, há relatos de um tratamento semelhante contra pessoas ilegais na Era Biden e Obama.

Governo do Brasil solicita esclarecimentos sobre tratamento dos EUA

Deportações de brasileiros nos EUA são maiores no governo Biden do que no governo TrumpDeportações de brasileiros nos EUA são maiores no governo Biden do que no governo Trump
Deportações de brasileiros nos EUA são maiores no governo Biden do que no governo Trump, segundo levantamento de dados | Foto: Reprodução/X

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva já havia informado, neste domingo, 26, que solicitaria esclarecimentos depois da divulgação de imagens de brasileiros algemados e relatos de tratamento inadequado.

YouTube videoYouTube video

O Itamaraty destacou que esses atos violam um acordo de 2018 entre Brasil e Estados Unidos (EUA), que garante tratamento digno, respeitoso e humano aos repatriados e deportados.

Leia também: “A restauração da sanidade”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 253 da Revista Oeste

As autoridades brasileiras não autorizaram a continuidade do voo fretado para Belo Horizonte em razão do uso de algemas e correntes, problemas técnicos na aeronave, como falha no sistema de ar-condicionado, e a revolta dos 88 brasileiros a bordo pelo tratamento indigno recebido.

Leia mais: “O que muda no novo governo”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição da Revista Oeste



NOTÍCIA