TRE-RJ julga nesta quinta-feira ação que pode cassar mandato de Cláudio Castro




Advertisement

Receba notícias no WhatsApp

Thiago Pampolha ao lado de Cláudio Castro (Foto: Divulgação)

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) julga, nesta quinta-feira (30), uma ação que pode resultar na cassação do mandato do governador Cláudio Castro (PL) e do vice Thiago Pampolha (MDB). A Procuradoria Regional Eleitoral acusa a chapa de ter utilizado recursos de forma irregular durante a campanha de 2022, o que pode levar à inelegibilidade de ambos.

A ação foi proposta pelo Ministério Público Federal (MPF), que aponta o uso indevido de mais de R$ 10 milhões do fundo eleitoral. Segundo a investigação, conduzida após a quebra de sigilo bancário de seis empresas contratadas pela campanha, os valores foram destinados a prestadores de serviço sem capacidade operacional para cumprir os contratos.

O julgamento será realizado de forma presencial, com a obrigatoriedade da presença de todos os envolvidos. Caso os desembargadores entendam que houve irregularidades, Castro e Pampolha poderão perder seus mandatos e ficar inelegíveis.

A defesa do governador nega qualquer ilegalidade e argumenta que as contas da campanha foram aprovadas sem ressalvas pela Justiça Eleitoral. A equipe jurídica de Castro também reforça que não há provas concretas de irregularidades nos serviços contratados.

O caso será analisado pelo plenário do TRE-RJ, e um eventual desfecho desfavorável para o governador poderá levar a novos desdobramentos no cenário político do estado.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp TRE-RJ julga nesta quinta-feira ação que pode cassar mandato de Cláudio Castro






Avatar photoAvatar photo

Diretor-Executivo do Diário do Rio e defensor do Carioca Way of Life


NOTÍCIA