
O vereador Flávio Valle (PSD) segue empenhado no combate ao antissemitismo na cidade do Rio de Janeiro. Após garantir que a Prefeitura do Rio fosse a primeira do Brasil a adotar a definição de antissemitismo estabelecida pela Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA), em novembro de 2023, o parlamentar agora leva a pauta para a Câmara Municipal.
No primeiro dia da nova legislatura, Valle apresentou três propostas para fortalecer a luta contra o antissemitismo:
- Criação da Frente Parlamentar de Combate ao Antissemitismo;
- Tornar lei a adoção da definição de antissemitismo da IHRA;
- Incluir no calendário oficial da cidade o “Dia de Combate ao Antissemitismo”, a ser celebrado em 7 de outubro, data do ataque terrorista do Hamas a Israel.
Valle, que é o único judeu da 12ª legislatura da Câmara Municipal do Rio, reforçou a importância de medidas concretas para erradicar o antissemitismo, prática considerada crime no Brasil.
“Infelizmente, o ódio contra os judeus ainda persiste, algumas vezes de forma explícita e em outras, disfarçado sob diferentes pretextos. O Rio é uma cidade turística, reconhecida por sua diversidade e pluralidade, e não podemos normalizar o preconceito, a hostilidade ou a discriminação. Conto com meus colegas vereadores para institucionalizar essa pauta na Câmara Municipal e servir de exemplo para outras cidades”, afirmou o vereador.
Definição de Antissemitismo da IHRA
“Antissemitismo é uma certa percepção dos judeus, que pode ser expressa como ódio aos judeus. Manifestações retóricas e físicas de antissemitismo são direcionadas a indivíduos judeus ou não judeus e/ou suas propriedades, a instituições da comunidade judaica e instalações religiosas judaicas.”