
A Câmara Municipal do Rio dá início, nesta sexta-feira (12), à terceira legislatura do Parlamento Juvenil, com a posse de 51 vereadores mirins durante cerimônia no Plenário do Palácio Pedro Ernesto. Todos os empossados são estudantes do 4º ao 9º ano da rede pública municipal e terão como missão propor e votar projetos de lei voltados a questões que impactam diretamente o cotidiano da cidade.
O projeto, fruto de convênio com a Secretaria Municipal de Educação, tem como objetivo estimular o protagonismo juvenil e fortalecer a formação cidadã de crianças e adolescentes. “Os vereadores mirins se tornam multiplicadores de cidadania em suas escolas e em seus bairros. Também passam a entender melhor a política e a valorizar a democracia. É uma iniciativa que nos dá muito orgulho”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Carlo Caiado, autor da proposta que originou o Parlamento Juvenil.
Entre os empossados, duas participantes retornam ao parlamento mirim: Lais Vitória Soares de Oliveira, da Escola Professor Souza da Silveira, em Quintino, e Pietra Arcanjo Paes, da Escola Prefeito Juarez Antunes, em Bangu, que foram eleitas novamente por seus grêmios estudantis. Já Derick Júnior, presidente da primeira edição da Câmara Juvenil, anunciou que pretende disputar uma vaga no Parlamento Juvenil da Alerj.
Mais do que um exercício simbólico, a atuação dos jovens parlamentares já gera impactos reais. Em dezembro passado, o prefeito Eduardo Paes sancionou uma proposta de autoria da legislatura mirim que institui a campanha Maio Laranja, voltada ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.