Juscelino Filho enfrenta rejeição entre deputados

O deputado Pedro Lucas Fernandes (União-MA) foi escolhido para comandar o Ministério das Comunicações. A posse está prevista para o fim de abril. Com a saída dele da posição de líder da bancada na Câmara dos Deputados, o União Brasil enfrenta disputa interna pela chefia da legenda na Câmara.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), articula a indicação de Juscelino Filho (União-MA) para o posto. Juscelino deixou a pasta das Comunicações diante de denúncia da Procuradoria-Geral da República por corrupção e desvio de recursos de emendas parlamentares. O escândalo gerou um novo desgaste para o governo Lula e ampliou a rejeição ao nome dele dentro da bancada. Indagados por Oeste, deputados da bancada confirmaram o impasse.

YouTube videoYouTube video

Integrantes do partido afirmam que parlamentares oriundos do extinto Democratas resistem ao que consideram uma imposição do comando nacional da sigla.

Um prêmio de consolação para Juscelino no União Brasil

Alcolumbre tenta compensar o aliado pela saída do governo, mas não consegue vencer a resistência. Nem a proximidade com o Planalto tem sido suficiente para garantir apoio ao ex-ministro. Deputados avaliam que o presidente do Senado perdeu influência sobre o grupo.

Leia Mais:

Eleições internas

Parlamentares defendem ainda que a escolha ocorra por meio de votação. Na última disputa, os deputados Mendonça Filho (PE) e Damião Feliciano (PB) apresentaram candidaturas, mas recuaram quando o presidente do partido, Antônio Rueda, decidiu apoiar o maranhense Pedro Lucas.

O deputado Moses Rodrigues (União-CE) aparece como possível candidato. Outros nomes também devem entrar na disputa.



NOTÍCIA