ANP interdita postos com ‘gasolina batizada’ no Rio; veja endereços

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou, nesta segunda-feira (14), balanço de fiscalizações em postos na capital e no interior do Rio. As operações aconteceram entre a última segunda (7) e quinta-feira (10) e flagrou estabelecimentos com problemas como, por exemplo, a famosa “gasolina batizada”.

Um posto de São Francisco de Itabapoana foi autuado e sofreu interdição de tanque e bicos abastecedores por comercializar gasolina comum fora das especificações (32% de etanol anidro, quando o correto é 27%), além de receber autuação por não efetuar o controle de drenagem dos tanques de óleo diesel. O estabelecimento fica na Rodovia Afonso Celso, sem número, no bairro Imburi Cacimbas.

Outro posto, em Cachoeiras de Macacu, foi autuado e também sofreu interdição de tanque e bicos de gasolina comum por comercializar o produto fora das especificações, além de autuação por não efetuar o controle de drenagem dos tanques de óleo diesel. A gasolina tinha 60% de etanol anidro.

Também teve tanques e bicos de óleo diesel interditados por indício de não conformidade desse combustível, devido ao aspecto, sendo coletadas amostras para confirmação em laboratório. O posto fica na Estrada Rio-Friburgo, km 32, bairro Funchal.

Outras autuações

Foram ainda autuados outros 11 postos por irregularidades como não efetuar o controle de drenagem dos tanques de óleo diesel; não identificar na bomba a origem do combustível; não manter termodensímetro (equipamento acoplado à bomba de etanol para verificar aspectos de qualidade) em perfeito estado de funcionamento; e dar destinação não autorizada à gasolina aditivada. Essas autuações ocorreram no Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes e São Francisco de Itabapoana.

Parte das ações em Campos dos Goytacazes foi realizada em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais (SUPCCA), da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas).

Em Duque de Caxias, duas distribuidoras de GLP foram fiscalizadas e em ambas foram lavrados autos de infração. Uma foi autuada por terem sido encontrados botijões fora da data de requalificação. Outra, por problemas de vasilhames amassados e em mau estado de conservação. No estado, foram coletadas 26 amostras de combustíveis para análise em laboratório.

Veja os endereços dos postos autuados ou interditados

ANP interdita postos com 'gasolina batizada' na capital e no interior. veja endereços
Lista dos endereços de postos autuados ou interditados pela ANP – Foto: Reprodução/ANP



NOTÍCIA