A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou, nesta segunda-feira (14), balanço de fiscalizações em postos na capital e no interior do Rio. As operações aconteceram entre a última segunda (7) e quinta-feira (10) e flagrou estabelecimentos com problemas como, por exemplo, a famosa “gasolina batizada”.
Um posto de São Francisco de Itabapoana foi autuado e sofreu interdição de tanque e bicos abastecedores por comercializar gasolina comum fora das especificações (32% de etanol anidro, quando o correto é 27%), além de receber autuação por não efetuar o controle de drenagem dos tanques de óleo diesel. O estabelecimento fica na Rodovia Afonso Celso, sem número, no bairro Imburi Cacimbas.
Outro posto, em Cachoeiras de Macacu, foi autuado e também sofreu interdição de tanque e bicos de gasolina comum por comercializar o produto fora das especificações, além de autuação por não efetuar o controle de drenagem dos tanques de óleo diesel. A gasolina tinha 60% de etanol anidro.
Também teve tanques e bicos de óleo diesel interditados por indício de não conformidade desse combustível, devido ao aspecto, sendo coletadas amostras para confirmação em laboratório. O posto fica na Estrada Rio-Friburgo, km 32, bairro Funchal.
Outras autuações
Foram ainda autuados outros 11 postos por irregularidades como não efetuar o controle de drenagem dos tanques de óleo diesel; não identificar na bomba a origem do combustível; não manter termodensímetro (equipamento acoplado à bomba de etanol para verificar aspectos de qualidade) em perfeito estado de funcionamento; e dar destinação não autorizada à gasolina aditivada. Essas autuações ocorreram no Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes e São Francisco de Itabapoana.
Parte das ações em Campos dos Goytacazes foi realizada em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais (SUPCCA), da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas).
Em Duque de Caxias, duas distribuidoras de GLP foram fiscalizadas e em ambas foram lavrados autos de infração. Uma foi autuada por terem sido encontrados botijões fora da data de requalificação. Outra, por problemas de vasilhames amassados e em mau estado de conservação. No estado, foram coletadas 26 amostras de combustíveis para análise em laboratório.
Veja os endereços dos postos autuados ou interditados
