Deputada Lucinha anuncia afastamento para cirurgia contra câncer de mama

Lucinha discursando na Alerj – Foto: Divulgação

A deputada estadual Lucinha (PSD) anunciou, nesta terça-feira (15), durante o expediente inicial da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), que se afastará de suas atividades parlamentares em maio para realizar uma mastectomia, procedimento de retirada de um tumor na mama direita. A decisão ocorre após a parlamentar ter passado por oito sessões de quimioterapia, em um processo que ela classificou como doloroso e delicado.

“Agora estou em fase de estabilização dos exames para que eu possa passar pela cirurgia”, explicou Lucinha, ao comunicar sua licença médica. Durante o pronunciamento, ela agradeceu o apoio de familiares, amigos e colegas da Alerj, e destacou sua confiança na recuperação: “Tenho fé que Deus está do meu lado e tudo dará certo”.

A parlamentar também aproveitou o momento para fazer uma crítica contundente ao Sistema Único de Saúde (SUS), destacando o longo tempo de espera enfrentado por milhares de mulheres com câncer no Brasil. Segundo ela, a demora entre a mamografia e o início da quimioterapia pode levar até seis meses em alguns casos, o que compromete gravemente as chances de cura.

“É injusto e desumano o que essas mulheres enfrentam. Por isso, muitas delas são mutiladas. Depois que fazem a mamografia, o prazo para se fazer a quimioterapia chega a 40 dias, aí já deu metástase”, denunciou Lucinha.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

diario do rio whatsapp Deputada Lucinha anuncia afastamento para cirurgia contra câncer de mamaddr newsletter Deputada Lucinha anuncia afastamento para cirurgia contra câncer de mama

NOTÍCIA