
A comunidade Mandela 1, no Complexo de Manguinhos, Zona Norte da cidade, foi alvo de uma ação conjunta de vários órgãos municipais, sob a organização da Subprefeitura dos Grandes Complexos, nesta quarta-feira (16). Entre os serviços oferecidos à população local estavam vacinação, encaminhamento de matrículas escolares, orientações sobre prevenção de riscos domésticos e ações de conservação urbana.
“Esse trabalho faz a diferença na vida das pessoas. Estamos levando melhorias a territórios mais vulneráveis para facilitar o acesso a serviços e oferecer oportunidades iguais”, disse Marlí Peçanha, subprefeita dos Grandes Complexos.
A força-tarefa da Prefeitura também contempla operação tapa-buraco, reparos e pintura de quebra-molas, reforço da sinalização viária, instalação de postes, troca de lâmpadas, poda de árvores, manutenção de praça e quadra esportiva, além de vistoria para desassoreamento de rios e canais. Participam da mobilização: Secretaria de Conservação, Rioluz, Comlurb, CET-Rio e Fundação Rio-Águas.


Agentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) empreenderam a vacinação contra influenza, sarampo, caxumba e rubéola; e repassaram orientações sobre saúde bucal e infecções sexualmente transmissíveis (iST’s). Os agentes também orientaram a população sobre o descarte correto do lixo para evitar a propagação de doenças. Na ação, também foram distribuídos preservativos.
Jacinei Ribeiro, de 52 anos, aproveitou a ocasião para atualizar a carteira de vacinação.
“Esse tipo de ação salva vidas, porque uma gripe mal curada, por exemplo, pode comprometer a saúde, levando a outros problemas mais graves. Tomei a vacina junto com meu marido e agora estamos imunes e protegidos”, disse a moradora da Mandela 1.
Na área da Educação, profissionais da pasta orientaram os moradores quanto às matrículas em turmas do Ensino Fundamental I e II, Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) e creches.


Agentes da Defesa Civil reforçaram as orientações sobre prevenção de riscos e importância das vistorias técnicas, que podem ser solicitadas pelo telefone 199.
A moradora da Mandela 2, Daniela Carvalho, afirmou que, a partir de agora, terá mais cuidado com a parte elétrica da sua residência: “Tenho vários benjamins ligados em uma só tomada. Agora sei o risco que isso representa”, disse ela.
Também presentes à ação pública, agentes da CET-Rio distribuíram material educativo sobre as regras de trânsito e realizaram atividades lúdicas com crianças, como o “Jogo do Semáforo”.