Sindicato notifica 712 lojas por descumprimento de direitos trabalhistas no feriadão

Equipes do Sindicato dos Comerciários do Rio realizaram fiscalizações ao longo dos três dias do mega feriado da Semana Santa, Tiradentes e São Jorge. Ao todo, 712 lojas em diversas regiões da cidade foram notificadas entre os dias 18, 21 e 23 de abril por descumprimento de direitos trabalhistas.

Na Sexta-feira Santa, foram 290 notificações aplicadas em 37 lojas do Shopping Leblon; 7 do Rio Design Leblon; 64 do Shopping Tijuca; 72 do Norte Shopping; 69 do Nova América; 29 do West Shopping; 11 do Center Shopping e uma no Ponto Mix.

Já no Dia de Tiradentes, na segunda-feira, 152 notificações foram aplicadas em 32 lojas de rua de Copacabana; 54 de Ipanema; 9 da Tijuca; 21 de Madureira; 17 do Méier; 9 de Bangu; 8 em shoppings da Barra da Tijuca (equipe itinerante) e ainda outras duas do Ponto Mix.

No feriado de São Jorge, nesta quarta-feira, foram aplicadas 270 notificações em 91 lojas do Barra Shopping; 39 do Casa Shopping; 29 do Shopping Via Parque; 48 do Shopping Metropolitano; 48 do Park Shopping Campo Grande e 15 de outros shoppings da Barra, com a equipe itinerante.

Presidente do sindicato explica notificações

O presidente do Sindicatos dos Comerciários, Márcio Ayer, identificou vários lojistas sem a homologação do termo de adesão necessário para a abertura do comércio no feriado.

“A fiscalização é muito importante para garantir o cumprimento do acordo da categoria e o direito do trabalhador. O não cumprimento das cláusulas do Termo de Adesão, inclusive a sua não formalização e a não inclusão de funcionários convocados para trabalhar no documento, está sujeita à multa de R$ 412 por infração cometida e por empregado envolvido”, destacou.



NOTÍCIA