Governo do estado fecha primeiro quadrimestre com superávit de R$4 bilhões

Em uma audiência pública da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) realizada nesta terça-feira (23), os deputados da Comissão apresentaram o balanço do primeiro quadrimestre de 2026. Com um superávit de R$4 bilhões, o estado do Rio registra um saldo positivo pelo quinto ano consecutivo.

Apesar de um bom resultado, o valor é inferior ao mesmo período no ano passado, quando o governo do estado encerrou com um superávit de R$6,46 bilhões.

O crescimento das receitas correntes é apontado como um dos principais fatores que justificam esse cenário, mas acende alertas: apesar de ter uma receita líquida que superou as expectativas da Lei Orçamentária Anual(LOA) e um aumento de R$1 bilhão comparado ao ano passado, os gastos também foram maiores.

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) rendeu R$ 22,2 bilhões. Além dele, o ingresso de receitas extraordinárias, como os R$1,05 bilhão do Refis (Refinanciamento Fiscal) e os R$834 milhões em depósitos judiciais, impulsionou o resultado da receita líquida.

As despesas totais cresceram, o que justifica o superávit deste ano ter sido menor que o do ano anterior, mesmo com uma receita líquida maior.

Quais foram os gastos do governo do estado?

Os gastos com pessoal foram de 46,71%, um bom índice, considerando que ficou abaixo do limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). No entanto, a dívida consolidada permanece acima do limite de 200%.

Com informações de Ancelmo Gois, de “O Globo”



NOTÍCIA