O instituto Paraná Pesquisas divulgou, nesta sexta-feira, 13, mais um levantamento de intenções de voto em São Paulo. Agora, a empresa contabiliza sete materiais nesse sentido, incluindo os feitos na fase de pré-campanha.
A partir do gráfico que reúne os dados de todos os materiais do Paraná Pesquisas, é possível perceber a evolução — ou involução — de determinados políticos na disputa.
O candidato do PSDB à prefeitura da capital paulista, José Luiz Datena, por exemplo, recuou mais de oito pontos porcentuais no intervalo de um mês. Na primeira pesquisa de agosto, o tucano contabilizava 15,9% das intenções de voto em São Paulo. No mais recente levantamento, divulgado nesta sexta-feira, ele aparece com 7,1%. Numericamente, deixou a terceira colocação e caiu para quinto.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Em vez de Datena, quem ocupa a terceira posição neste momento é Pablo Marçal (PRTB), com 21%. Inclusive, aparece em condição de empate técnico na liderança com Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (Psol). Ele registrou somente 5% na pesquisa realizada em maio. Desde então, o empresário vinha numa crescente: 10% (junho), 10,9% (julho), 12,5% (agosto 1), 17,9% (agosto 2) e 21,3% (setembro 1). Ou seja, só oscilou para baixo do penúltimo para o último levantamento.
O mais recente material também apresentou mudanças em relação ao prefeito e candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB). Na primeira pesquisa deste mês, ele aparecia numericamente atrás de Guilherme Boulos (Psol) por apenas 0,1 ponto porcentual: 23,8% contra 23,9% do psolista. Já no levantamento deste semana, o emedebista recuperou a dianteira no confronto contra Boulos: 25,1% versus 24,7%.
Gráfico com as intenções de voto em São Paulo
Confira, a seguir, o gráfico com a evolução das intenções de voto em São Paulo. Os números partem de levantamentos do Paraná Pesquisas.
(Mantenha o mouse sobre cada linha para conferir as pontuações de cada candidato)
Dados estatísticos do mais recente levantamento
De acordo com o Paraná Pesquisas, o mais recente levantamento para a Prefeitura de São Paulo tem margem de erro de 2,6 pontos porcentuais. Além disso, o grau de confiança é de 95%.
Assim como as demais, a pesquisa desta semana conta com registro no Tribunal Superior Eleitoral. O protocolo de acompanhamento nesse sentido é o SP-00319/2024.
Para aferir as intenções de voto em São Paulo, a equipe do instituto entrevistou 1,5 mil pessoas na capital paulista. O trabalho de campo, a saber, ocorreu de 9 a 12 de setembro.