A Águas do Rio informou que, nesta quinta-feira (27), o abastecimento será suspenso em 21 bairros da Zona Norte do Rio para a execução de melhorias na rede de distribuição da Estrada do Barro Vermelho, em Rocha Miranda. O objetivo é instalar uma válvula inteligente no local, equipamento utilizado para reduzir perdas e melhorar o fornecimento de água tratada.
Regiões afetadas: partes de Bento Ribeiro, Brás de Pina, Campinho, Cascadura, Colégio, Cordovil, Engenho da Rainha, Inhaúma, Irajá, Jardim América, Osvaldo Cruz, Madureira, Parada de Lucas, Penha Circular, Rocha Miranda, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Vila Kosmos, Vista Alegre e Vigário Geral.
Após a conclusão do serviço, prevista para o final da noite, o abastecimento nas regiões afetadas entrará em processo de normalização, etapa que ocorre sempre de forma gradativa, podendo levar até 72 horas, no caso desta interrupção programada, ou prazo superior, principalmente em áreas elevadas e localizadas nas extremidades do sistema de distribuição.
A Águas do Rio orienta que os clientes reservem água em cisternas e caixas d’água para atividades prioritárias, adiando tarefas que demandem alto consumo até a regularização do fornecimento. A concessionária ressalta que segue disponível pelo telefone 0800 195 0 195, que atende a ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.
Programa de melhoria do abastecimento
A ação, de acordo com a Águas do Rio, integra o programa de melhoria do abastecimento, que tem como objetivo gerenciar melhor o sistema de fornecimento de água, levando-a a locais com históricos de problemas de desabastecimento.
A concessionária informou que, em 2024, foram instaladas mais de 200 válvulas inteligentes em pontos estratégicos do sistema de abastecimento da Região Metropolitana. Estes equipamentos, segundo a Águas do Rio, permitem segmentar as tubulações em trechos menores, além de monitorar e ajustar automaticamente o fluxo de água de acordo com a demanda específica de cada região.