Alerj aprova indicações do Executivo para o Conselho da Agenersa

Foto: Julia Passos

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta terça-feira (17/12), em discussão única, as indicações do Governo do Estado para os cargos de conselheiros da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa). As mensagens aprovadas, 25/24 e 26/24, referem-se ao engenheiro Vladimir Paschoal Macedo, aprovado com 51 votos favoráveis e 14 abstenções, e à delegada de Polícia Civil Gisele de Lima Pereira, que obteve 53 votos favoráveis e 10 abstenções.

Ambos os indicados já têm atuação dentro do órgão e agora integrarão o conselho da Agenersa pelos próximos quatro anos. Entre as principais responsabilidades do cargo estão o monitoramento e fiscalização de serviços essenciais, como a distribuição de gás natural canalizado, abastecimento de água, tratamento de esgoto e disposição de resíduos sólidos.


Sabatina e capacidade técnica

Antes da aprovação, os dois indicados foram sabatinados pela Comissão de Normas Internas e Proposições Externas da Alerj na última segunda-feira (16/12). O presidente da comissão, deputado Rodrigo Amorim (União), destacou a importância da qualificação técnica dos novos conselheiros.

“O Estado tem o poder de conceder o serviço, mas são as agências que fazem a regulação, o que representa a vanguarda da administração pública. Por isso, precisamos de um corpo técnico qualificado para que esse trabalho seja feito da melhor forma possível”, afirmou Amorim.


Prioridades e atuação dos novos conselheiros

Vladimir Paschoal Macedo

Conselheiro desde 2021, Vladimir destacou as melhorias promovidas pela Agenersa nos últimos anos, especialmente na ouvidoria do órgão:
“Nossa ouvidoria tem canais mais próximos e mais acessíveis às demandas dos moradores do Estado do Rio, o que tem tornado a Agenersa mais conhecida como um meio para a solução de problemas. No canal de atendimento, mais de 90% das reclamações são resolvidas e continuamos investindo em transparência e capacitação de servidores para prestar um serviço ainda melhor”, afirmou.

Gisele de Lima Pereira

Já a delegada Gisele Pereira, que assume o cargo pela primeira vez, ressaltou a necessidade de fortalecer o quadro técnico da Agenersa para melhorar a fiscalização dos serviços, especialmente no abastecimento de água da Região Metropolitana.

“Existem processos investigando os problemas relacionados ao serviço de abastecimento da água e vamos dar a resposta adequada à população. Para garantir que as manutenções necessárias sejam feitas, nós queremos ampliar o número de técnicos concursados para 70 e aumentar nossa capacidade de fiscalização”, destacou Gisele.


Currículo dos novos conselheiros

Vladimir Paschoal Macedo

  • Engenheiro de Produção com doutorado em Economia pela UFF.
  • MBA Executivo em Regulação pela FGV e pós-graduação em Gestão Pública Municipal pela UFF.
  • Conselheiro da Agenersa desde 2021 e coordenador nacional da Câmara Técnica de Petróleo e Gás da Abar desde 2022.
  • Experiência em prefeituras como Rio das Ostras, Macaé e Cabo Frio.
  • Atuação como consultor no Sebrae-RJ e na P&C Consultoria e Planejamento.

Gisele de Lima Pereira

  • Delegada de Polícia Civil desde 2001, com atuação na Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente e na Corregedoria Interna da Polícia Civil.
  • Subchefe administrativa da corporação durante a intervenção federal na segurança pública em 2018.
  • Atual chefe de gabinete na Agenersa.
  • Formada em Direito pela UERJ, com pós-graduação em Gestão de Segurança Pública pela FGV.
  • Professora de Direito Penal e Processual Penal, com prêmios como Medalha Exército Brasileiro e Medalha Prima Inter Pares da Polícia Civil.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alerj aprova indicações do Executivo para o Conselho da Agenersa

NOTÍCIA