Alerj prorroga CPI da Transparência por 60 dias e inclui Naturgy nas investigações

ALERJ. Foto Daniel Martins

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta terça-feira (18), a prorrogação por mais 60 dias da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Transparência. A comissão investiga o descumprimento da Lei de Acesso à Informação e a manutenção de processos sigilosos no Sistema Estadual de Informações (SEI). A prorrogação permitirá aprofundar investigações e convocar novos depoentes.

Entre as novidades da CPI está a inclusão da concessionária de gás Naturgy no rol de investigados. Representantes da empresa serão convocados para explicar o processo de renovação da concessão do serviço, prevista para 2027, além de esclarecer questionamentos sobre a qualidade dos serviços prestados.

O presidente da comissão, deputado Alan Lopes (PL), destacou a importância da prorrogação para a conclusão dos trabalhos:

“Precisamos ouvir representantes de órgãos essenciais para as investigações e requisitar mais documentos que ajudem a embasar nosso relatório final. A complexidade do tema justifica essa extensão,” afirmou Lopes.

Além da Naturgy, outras instituições também continuarão sendo alvo das apurações, como o Instituto Rio Metrópole, a Secretaria de Estado do Ambiente e a concessionária Águas do Rio.

Desde sua criação, em maio de 2024, a CPI já ouviu secretários estaduais, dirigentes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e investigou contratos de publicidade do Governo do Estado. Em uma ação prática, o colegiado chegou a vistoriar a estrutura da Cidade do Rock, palco do festival Rock in Rio, avaliando questões relacionadas à segurança pública.

Integram também a CPI os deputados Filippe Poubel (PL), vice-presidente; Rodrigo Amorim (União), relator; Marcelo Dino (União Brasil); Val Ceasa (PRD); Thiago Rangel (PMB) e Giovani Ratinho (SDD).

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alerj prorroga CPI da Transparência por 60 dias e inclui Naturgy nas investigações

NOTÍCIA